Coletivo Regional Nordeste 1

0 votos

Fotos BA, SE, AL e PE - sentido anti-horário, tiradas por mim.

 

Pessoal, salve!

Estreando nesta comunidade, trago a vocês o Documento Político construído pelos consultores do Coletivo Regional NE 1.

O Coletivo Regional NE 1, vem em suas reuniões reorganizando seu processo de trabalho, com dois grandes objetivos principais, sendo o primeiro o fomento à grupalidade, trocas e apropriação do trabalho dos consultores na região e, a partir disso, acompanhamento avaliativo dos planos de ação dos consultores em cada território, mas do coletivo na região como um todo.

Vale destacar, neste processo, a construção de diretrizes que discutem as funções: coordenação, consultor, coletivo regional e referência técnica. Para tanto, este documento não está finalizado, pois pensamos que ele deve ser um resultado das discussões realizadas em todos os territórios, bem como do trabalho de apoio na PNH. Todo este esforço vem ao encontro do que estamos nacionalmente discutindo, que nos convoca a aprimorar os processos de cogestão da Política Nacional de Humanização em todo território nacional.

Neste sentido, a partir da discussão realizada em reuniões do Coletivo NE1, podemos identificar como focos de apoio na região, as seguintes frentes de ação:

1) Apoio à implantação/ implementação das Políticas Estratégicas do MS – Redes de Atenção e Redes Temáticas (Cegonha, Atenção Psicossocial, Urgência e Emergência, Pessoa com Deficiência e Doenças Crônicas não Transmissíveis);
2) Apoio às Secretarias Estaduais de Saúde e às Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS);
3) Articulação de coletivos; Fóruns e espaços de discussão;
4) Atividades de Formação e Integração dos diversos Apoiadores no território (sendo estes dos diferentes âmbitos de gestão do SUS).

Enfim, se puderem ler e comentar o que estamos fazendo, será de grande agrado esta troca!

Abraços, Aline.