Vivendo na rua: a realidade de milhares de brasileiros

15 votos

Por Walquerley Ribeiro

O que leva um cidadão a mudar o estilo de vida adotado como normal pela sociedade e passa a viver em situação de rua? Alguns são chamados de mendigos, sem teto, indigentes, desabrigados, e até mesmo são discriminados, confundidos e acusados por atos que oferecem risco à segurança de uma cidade.

O Portal (En)Cena entrevistou o psicólogo e pesquisador, Iacã Macerata, 31 anos, mestre em psicologia e doutorando pela Universidade Federal Fluminense sobre o assunto. Ele conta a experiência que o motivou a desenvolver trabalhos envolvendo moradores de rua. 

Macerata atua nas áreas da clínica, das políticas públicas, cidade e direitos humanos. É psicólogo clínico, recentemente foi gerente do serviço de saúde "ESF POP RUA" na cidade do Rio de Janeiro e consultor da Política Nacional de Humanização da gestão e atenção em saúde, do Ministério da Saúde. Já trabalhou como psicólogo no serviço "Ação Rua" da Política de Assistência Social da cidade Porto Alegre.  Experiência “psi” Em dispositivo da Política de Assistência Social Para Crianças e a Adolescentes Em situação de Rua.

Clique aqui para ler a entrevista completa.