VI CBCSHS APONTA NECESSIDADE DE CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÕES

11 votos

As comissões científica e local do VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (VI CBCSHS), que acontece entre 13 e 17 de novembro de 2013, se reuniram em 20 de agosto, no Rio de Janeiro e chamaram atenção para a necessidade da confirmação de presença e inscrição.

A reunião serviu para que os/as organizadores/as pudessem fazer um levantamento das pendências do evento, que será realizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), no campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Segundo o grupo, chama atenção o fato de a programação já estar disponível no site, mas, no entanto, nem todos/as os/as palestrantes e autores/as de trabalho terem confirmado presença ou efetuado o pagamento da inscrição.

Roseni Pinheiro, coordenadora do Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis/IMS/Uerj) e presidenta da comissão organizadora local, lembra que para confirmar a aprovação do trabalho a ser apresentado no VI CBCSHS é necessário acessar a área restrita do site oficial e validar a presença e pagamento da inscrição. Só assim a publicação do resumo nos anais do encontro estará garantida. Além disso, não haverá a possibilidade de se inscrever durante os dias do Congresso.

Transversalidade – Roseni destaca que os/as participantes “devem estar com a mente alargada e aberta a apreender novas visões e possibilidade de pensar e praticar a Saúde Coletiva. Daí que vem a convocação de radicalizarmos o tema central do congresso, ‘Circulação e Diálogos entre saberes e práticas’, cujo imperativo ético-político se reafirma na transversalidade da produção acadêmico-científica das ciências sociais e humanas em saúde e sua influência nas políticas públicas, políticas da vida e vice- versa”.

Um dos temas destacado por ela é a discussão sobre a influência do pensamento teocrático no Brasil contemporâneo e a re-emergência das manifestações sociais, que deve reunir atores de diversos campos para dar condições a um debate ampliado e inclusivo, em sintonia com o momento atual. “Queremos que o público venha com a mentalidade de acolher uma diversidade de perspectivas epistemológicas, metodológicas e teóricas que seguramente podem nos auxiliar no entendimento do que está acontecendo na vida cotidiana das pessoas”, ressalta Roseni.

Arte – O tema central do VI CBCSHS é a Circulação e Diálogo entre Saberes e Práticas no Campo da Saúde Coletiva e foi definido a partir das reflexões produzidas durante as cinco edições anteriores e as participações das Ciências Sociais e Humanas no desenvolvimento da Saúde Coletiva brasileira.

Neste quinto ano, um dos objetivos é oferecer uma linha do tempo com a memória do Congresso, através do Projeto Memória, que se apoia nas artes, marcadamente com expressões performáticas e audiovisuais, para ocupar os diversos espaços dentro do circuito do evento. O objetivo é que oferecer uma dinâmica cultural que construa a linha do tempo do CBCSHS, disponibilizando ao mesmo tempo dados e temas dos pesquisadores das ciências sociais e humanas em saúde.

Ensaio Geral – O próximo passo planejado pelos/as organizadores/as é uma espécie de “ensaio geral”, nos dias 23 e 24 de setembro, no Rio de Janeiro, em uma reunião entre comissões e coordenadores/as dos Grupos de Trabalho (GTs), para os últimos ajustes, entre os quais a definição das listas de convidados/as para as oficinas e o reconhecimento de território na Uerj.

Projeto Memória – Membros da Comissão Local do VI CBCSHS receberam as informações e a primeira sistematização dos documentos para o Projeto Memória, que fará parte desta edição do evento. Realizada em 19 de agosto de 2013, no Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/Uerj), a reunião discutiu as ações deste projeto, que se propõe a compartilhar, a partir de uma linha do tempo audiovisual, registros e um resgate histórico das edições anteriores do CBCSHS.

Para compor o Projeto Memória durante o VI CBCSHS, estão previstas atividades artísticas, performances, vídeos e outras manifestações culturais que ocuparão os espaços do Campus Maracanã da Uerj durante o congresso, entre 13 e 17 de novembro de 2013.

Os/As integrantes da Comissão Local de Organização Roseni Pinheiro, Martinho Silva, do (IMS/UERJ), e Ivia Maksud, do Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF), discutiram com Rita Pessoa, uma das responsáveis pela pesquisa e sistematização de informações para o Projeto Memória, aspectos dos documentos disponíveis para guiar a linha do tempo.

A pesquisa, segundo Martinho, será construída palmo a palmo com o próprio Projeto Memória e, ao longo da produção da linha do tempo audiovisual, documentos que contarem a história do VI CBCSHS serão incorporados. “Agora estamos na fase de produção e entrevistas”, relata ele. 

O VI CBCSHS faz um amplo convite ao diálogo entre os diversos atores do campo das Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Mais informações e a programação preliminar do congresso estão disponíveis no site oficial do Congresso.