SEMINÁRIO COMEMORA 25 ANOS DO DIREITO À SAÚDE

12 votos

Em 2013, a Constituição Federal brasileira completa 25 anos e, para marcar a data, o Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Lappis/IMS/Uerj) realiza, em 26 e 27 de setembro, o Seminário 25 Anos do Direito à Saúde, no auditório do IMS/Uerj. 

O Seminário 25 Anos do Direito à Saúde acontecerá no auditório do IMS/Uerj, no campus universitário do Maracanã, no Rio de Janeiro, e o objetivo é refletir sobre os diferentes arranjos, estratégias, desafios e processos de efetivação do direito à saúde no Brasil nos últimos 25 anos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 23 de setembro de 2013, no hot site do evento, disponível no portal Lappis.

DIREITO À SAÚDE – Felipe Asensi, pesquisador do Lappis e professor e coordenador de publicações da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RIO), explica que “o seminário foi concebido para comemorar os 25 anos do direito à saúde na Constituição de 1988, seus avanços, limites e desafios. Tendo como foco a participação de diversos segmentos sociais e profissionais, de um lado, e diversos saberes e práticas, de outro, o seminário busca promover uma reflexão crítica e interdisciplinar sobre o direito à saúde”.

Juntamente com Roseni Pinheiro, coordenadora do Lappis e professora adjunta do IMS/Uerj, Felipe faz parte da coordenação do seminário, que integra a linha de atuação do Laboratório no campo do direito à saúde.

DEBATES – A programação prevê a realização de mesas-redondas, para possibilitar análise multidisciplinar e debates que ofereçam uma reflexão crítica. O seminário reunirá entre os/as debatedores/as intelectuais, estudiosos/as, juristas, sanitaristas, cientistas sociais, representantes de movimentos sociais, entre outros/as participantes, para que, em um espaço comum, possam dialogar e expor pontos de vista e compartilhar experiências na defesa da garantia do direito à saúde. “A gente espera que seja um espaço de grande reflexão sobre os desafios de efetivação do Direito à Saúde no Brasil”, revela Asensi.

O Seminário 25 Anos do Direito à Saúde será organizado a partir de duas dimensões: a) realização de mesas-redondas acerca da efetivação do direito à saúde; e b) lançamento de uma coletânea apresentando a pluralidade de reflexões evidentes no campo.

Informações gerais:

Atividade: Seminário 25 Anos do Direito à Saúde: Integralidade, Responsabilidade e Interdisciplinaridade – Afinal, do que se trata?

Local: Auditório do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Endereço: Rua São Francisco Xavier, 524, 6º andar, Bloco E, Maracanã, Rio de Janeiro, RJ

Inscrições: Gratuitas, até 23 de setembro de 2013, no hot site do evento, disponível em www.lappis.org.br 

Contato: (21) 2567-7086 /  [email protected]