Contribuições a partir de Conceitos Básicos na Saúde Pública e Coletiva.

13 votos

    Durante algumas discussões levantadas em sala de aula, nós estudantes de Psicologia do 4º Semestre (FISMA), Francielle Pereira, Francine Baldoni, Priscila Oliveira e Roselene Oliveira, na disciplina de Int. à Psicologia da Saúde, pesquisamos sobre o assunto de multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade em relação com a atuação do Psicólogo na saúde pública e coletiva. Feito isso vamos expor para auxiliar os colegas e interessados que apresentam alguma dúvida quanto ao assunto.
    Conceitos básico:

    Interdisciplinaridade é quando alguns especialistas discutem entre si a situação de um paciente sobre aspectos comuns a mais de uma especialidade. Ocorre a interação, cooperação, mutualidade entre os profissionais. Exemplo deste seriam os Programas de Saúde Familiar.

    Multidisciplinaridade é quando existem vários profissionais atendendo de maneira independente. Cada profissional coopera dentro do seu saber, mas cada um dentro da sua área. Um exemplo de atuação de profissionais desta interação seria o posto de saúde, onde há vários profissionais de áreas diferentes que trabalham por um mesmo fim ajudar a população de uma determinada região.

   Transdisciplinaridade quando as ações são definidas em conjuntos. Seria uma forma de entrelaçamento entre os diferentes profissionais de várias áreas, ocorrendo uma troca de conhecimentos. Um exemplo dessa interação, é quando recebemos um paciente CAPS usuário de drogas, onde só a terapia já não é eficaz. Ocorre uma reunião de profissionais como psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, para uma avaliação e acompanhamento.

    A partir  de seus conceitos e peculiaridades, todos como o mesmo propósito de trabalhar em prol do usuário da saúde pública e coletiva. Esse interesse pelo trabalho em equipe está se fortalecendo.

    Destacamos a importância do profissional de Psicologia que atua muitas vezes em função do paciente e também auxilia na interação das equipes.

    A atuação  do psicólogo na prática da saúde pública, significa trabalhar no contexto do coletivo, criar práticas que integrem, complementem o serviço básico. Aos psicólogos  é necessário adotar uma postura de ação, problematizar, ver onde esta situado, o que se pode fazer e como se vai fazer, para com isso questionar sua condição de trabalho e intervenções  que irá fazer e como isso irá promover mudanças nas realidades dos usuários,  isso nos remete uma postura política de autonomia. Ver o quanto nossos atos e percepções repercutem no outro, no sentir e agir,estamos caminhando para mudanças, é preciso fazer a nossa parte.

Referências Bibliográficas:

Francisca M.S.Freire E Ana Pichelli. O Psicólogo Apoiador Matricial: Percepções e Práticas na Atenção Básica. Universidade Federal da Paraíba,2013.

Aline Tonetto. A Prática do Psicólogo Hospitalar em equipe Multidisciplinar.Disponível em: < https://www.jornallivre.com.br> Acesso em 02/09/2013.