e-SUS Atenção Básica: Cenários de uma Educação Humanescente com Agentes Comunitários de Saúde

10 votos

Introdução

       O internato médico no contexto de uma formação de qualidade insere os alunos na Rede de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS), como parte das atividades curriculares. No Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, nesse cenário de ensino-serviço, os doutorandos vivem 7 semanas de atividades em Unidades Básicas de Saúde e executam, além das atividades de rotina da UBS, vivências com o objetivo de chegar a uma Intervenção final que contribua com a mudança da realidade de saúde da comunidade local. O aprendizado é progressivo e significativo e, a partir das vivências de territorialização, estudo de demanda, visitas domiciliares com classificação de risco, sala de situação, boletim epidemiológico e roda de co-gestão, é realizado um diagnóstico coletivo o qual resulta em um Projeto de intervenção a ser realizado.
      Este estudo é um relato histórico-vivencial da intervenção realizada durante o Internato em Saúde Coletiva do Curso de Medicina da UFRN, desenvolvida pelos doutorandos Alyne Alves Sobrinho, Amanda Samara Davi de Lima e Ícaro Godeiro de Oliveira Maranhão do 9º período, realizada na Unidade Básica de Saúde do Amarante, em São Gonçalo do Amarante – Grande Natal/Rio Grande do Norte (RN), sob coordenação e tutoria da Profª Dra Ana Tânia Lopes Sampaio, preceptoria da médica Verônica Barreto Ferreira e da enfermeira Ana Teresa Amorim.
        Elegemos como prioridade a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da UBS – Amarante para o entedimento e preenchimento correto das fichas do novo Sistema Eletrônico do SUS (e-SUS). Esse novo Sistema de Informação em Saúde da Atenção Básica moderniza a plataforma tecnológica, utilizando o software e-SUS AB. Este é composto pelo Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC¬AB), pela Coleta de Dados Simplificada (CDS¬AB) e seus instrumentos de coleta de dados, atendendo a diversos cenários de informatização e conectividade. O sistema de Coleta de Dados Simplificada (CDS) foi formulado para atender às equipes de atenção básica em Unidades Básicas de Saúde (UBS) que ainda não possuem condições de infraestrutura tecnológica de informática para a utilização do sistema com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Nesse sistema, há sete fichas para o registro das informações, das quais 3 são de preenchimento do ACS: Cadastro Domiciliar, Cadastro Individual e Ficha de Visita Domiciliar. O novo sempre traz desafios para o entendimento e realização de determinada tarefa gerando insegurança, receio e dúvidas na execução. Dentro desse novo contexto, faz-se necessário a capacitação dos ACS para o preenchimento adequado das fichas através de exposição dialogada e com o uso de ferramentas lúdicas.
       Tivemos como objetivo geral a capacitação dos ACS das duas áreas adscritas da UBS do Amarante para o preenchimento das novas fichas do e-SUS. E como objetivos específicos: esclarecer as principais dúvidas a cerca do tema, promover maior interação entre os ACS, simular o preenchimento adequado das fichas através de visitas domiciliares e avaliar o conhecimento pré e pós exposição dialogada.

Metodologia

      Para atingir nossos objetivos, utilizamos como práxis a Pedagogia Vivencial Humanescente (Cavalcanti, 2006; Sampaio, 2009), através da qual desenvolvemos uma capacitação vivencial. O Processo aconteceu no decorrer de três dias.  Participaram da Capacitação 09 ACS das duas equipes de saúde da família da Unidade.
   O primeiro dia (21/08/13) foi realizado na Capela Nossa Senhora da Assunção. Iniciamos com uma vivência, em que os ACS escreveram em um papel uma palavra e/ou frase que representasse a equipe que eles trabalhavam, as quais guardamos dentro de bolsinhas de plástico.

   Em seguida, realizamos uma técnica projetiva em que eles teriam que desenhar em uma folha de papel, o que para eles significava ser um Agente Comunitário de Saúde. Nesse momento, pedimos que eles sentassem-se no chão, distribuímos lápis de cor e colocamos uma música bem suave para que todos relaxassem.

      Depois disso, aplicamos um pré-teste com 10 perguntas que abordavam responsabilidades dos ACS nesse novo cenário do e-SUS e modo correto de preenchimento das fichas, objetivando aferir o conhecimento já existente sobre o e-SUS. Em seguida, iniciamos a exposição dialogada, detalhando cada item das três fichas. Todo esse primeiro dia aconteceu de forma excelente, pois todos os participantes se mostraram bastante interessados e transferiam o que era comentado ali para o que acontece na rotina diária de trabalho deles. Acreditamos que a participação espontânea e desinibida dos agentes aconteceu graças ao fato da capacitação ter ocorrido com um público restrito em que todos tinham intimidade com os demais, tornando o ambiente propício a aquisição de novos conhecimentos.

          No segundo dia (22/08/13), aplicamos o pós-teste com as mesmas 10 questões utilizadas no dia anterior, com a finalidade de avaliar o impacto, bem como observar as informações absorvidas através da nossa intervenção. Em seguida, realizamos a visita de campo com os ACS, em que fomos individualmente com cada ACS na residência de um usuário da sua microárea, para que eles colocassem em prática o conhecimento adquirido para o preenchimeto correto das três fichas, tendo também a oportunidade de esclarecimentos de possíveis dúvidas ainda existentes. Consideramos que essa etapa foi fundamental para habituação com o novo sistema do e-SUS.

        O terceiro dia (23/08/13), que foi realizado no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição, foi o encerramento do nosso projeto de intervenção com toda a equipe da UBS do Amarante. Inicialmente, fizemos a dinâmica “O meu presente vai para…”, em que a cada pessoa que era escolhida passava o presente para outro, que julgasse portador das qualidades que eram citadas no texto. No final da dinâmica, a pessoa escolhida como mais generosa recebeu o presente, uma caixa de chocolate, e partilhou com todos os participantes.

        Em seguida, apresentamos para toda a equipe os trabalhos realizados nos dois dias anteriores, bem como os resultados obtidos com as questões aplicadas. Foram abertas as bolsinhas e lidas em voz alta todas as frases/palavras que eles utilizaram para descrever a equipe que eles trabalhavam. Nesse momento, abrimos um espaço para que eles comentassem a frase e/ou palavra que tinha tinha escolhido. Depois, expomos os desenhos que eles fizeram e pedimos para que cada um falasse o que representava cada desenho. Esse dia foi bastante especial, pois todos presentes puderam conhecer um pouco mais de cada agente, quanto ao seus pensamentos e desejos, fato esse que acabou estreitando o vínculo entre os membros da ESF  e aperfeiçoando o trabalho em equipe. Finalizamos nossa intervenção com um café da manhã.

Resultados e conclusão

         A capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) sobre e-SUS contou com a participação de 90% desses profissionais da UBS do Amarante, além da participação de médica, enfermeira e odontólogo da ESF dessa unidade.
       Os resultados apresentados pela capacitação foram excelentes. O teste pré-capacitação obteve uma média de acertos de 4,87, já esse mesmo teste aplicado após a exposição dialogada teve um valor médio de 7,16 de acertos. Tais resultados demonstram a importância da contínua capacitação dos profissionais da Atenção Básica, principalmente quando realizada nesse modelo de exposição dialogada, com um público mais restrito no qual é privilegiada a participação de todos através de um diálogo e troca de conhecimentos entre todos os participantes.

       Ficou evidente que a nossa intervenção na capacitação dos ACS no novo sistema e-SUS teve grande impacto dentro do trabalho na ESF da UBS do Amarante, uma vez que os ACS, após nossa intervenção, ficaram mais aptos a preencherem as novas fichas do e-SUS e muito mais familiarizados com esse sistema de informação. Além disso, a partir desse processo de aprendizado, houve o fortalecimento do vínculo entre eles e com os demais profissionais da ESF, cada um conhecendo um pouco mais a importância do trabalho do ACS e os anseios desses profissionais que formam a base do atendimento à população e levam chuva de conhecimento à população.

Referências Bibliográficas

1. Sistema com Coleta de Dados Simplificada : CDS / Ministério da Saúde, Secretaria da Atenção Básica, Departamento de Atenção Básica. Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2013.
2. Sobre o e-SUS. Disponível em: https://dab.saude.gov.br/portaldab/esus.php. Acesso em 21 de Agosto de 2013.
3. Cavalcanti, KB. Para abraçar a humanescência na pedagogia vivencial. Trabalho apresentado no XIII Endipe. Recife, 2006.