IV Jornada Interdisciplinar em Saúde discute as Redes de Atenção

10 votos

O Centro Universitário Franciscano (Unifra) realizou a 4ª Jornada Interdisciplinar em Saúde, entre os dias 28 e 30 de agosto, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Na terça-feira, 27 de agosto, foi realizada a “Caminhada da Saúde”, em homenagem aos/às profissionais da saúde que atuaram no atendimento às vítimas da tragédia ocorrida em janeiro, na cidade.

O evento, que teve como tema este ano “Tecendo a rede de atenção integral à saúde”, proporcionou um espaço ampliado de construção e discussão acadêmica interdisciplinar acerca deste tema, no sentido de desenvolver competências técnicas, políticas e sociais condizentes com os atuais desafios.

Para a coordenadora do curso de farmácia professora Jane Beatriz Limberger (Unifra), a JIS marca pelo “impacto social gerado pelo diálogo e integração entre os saberes dos diversos níveis de atuação no campo da saúde, permitindo a troca de experiências e o planejamento de ações com vistas a melhoria do sistema, oportunizados, especialmente, pelos minicursos oferecidos.”

Na conferência de abertura realizada no dia 28 de agosto, quarta-feira, coordenada por uma das anfitriãs, a Profa. Dra. Regina Gema Santini Costenaro (Unifra), a coordenadora do Laboratório de Pesquisas Sobre Práticas de Integralidade em Saúde do Instituto de Medicina Social/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Lappis/IMS/Uerj)Roseni Pinheiro, falou sobre o tema principal enfatizando a ideia de “Multicentridade das Redes de Atenção”, destacando-a como “um método-ação de inclusão de demandas por cuidado e integração das atividades essenciais da universidade, pesquisa-extensão-ensino. Mais do que isso é a universidade discutir de que modo a interdisciplinariedade de saberes e práticas podem construir um projeto de sociedade em Santa Maria e região, em consonância com o princípios do SUS” afirma Roseni. E acrescenta: “A vivência tragédia da Boate Kiss oferece elementos importantes para se repensar as redes e a importância que o apoio institucional pode contribuir multicentridades das rede de atenção”.

Jornada – As atividades da IV JIS foram divididas em apresentações dos cerca de 160 trabalhos inscritos, dando visibilidade aos/as alunos/as da Unifra. No primeiro dia, quarta-feira, 28 de agosto, após a Conferência de Abertura, os/as participantes tiveram acesso a minicursos sobre Atenção primária; Rede de urgência e emergência (Samu); Equipe multiprofissional e Intersetorialidade na formação das redes de atenção; Atenção psicossocial; Gestão em saúde; Políticas de inclusão de grupos vulneráveis; e Saúde Indígena.

Já na quinta, dia 29 de agosto, uma palestra com Tania Izabel Bighetti (UFPel/RS) tratou do tema “Rede de atenção à saúde no processo de reorientação da formação”; uma mesa-redonda promoveu o debate “Tecendo a rede de atenção integral em saúde na perspectiva de gestores”, com a participação de Léris Haeffner (UNIFRA), Ilse Mello (4ª Coordenadoria Regional de Saúde – Santa Maria – RS). 

No dia 30 de agosto, sexta-feira, último dia IV JIS, o dentista-sanitarista Carlos Pilz (FAMED-UFRGS) ministrou palestra com o tema “Interdisciplinaridade na assistência integral à saúde”. No mesmo dia, foi ministrada a palestra “Humanização do trabalho em saúde”, por Carine Nied (Consultora da PNH/RS).

Com informações da Assessoria de Comunicação da Unifra.