Adoslescentes Gestantes

12 votos

     A adolescência é um período de transição entre a infância e a idade adulta, ocorrendo entre 10 e 19 anos de idade. O desenvolvimento da sexualidade faz parte do universo do adolescente e é essencial que ocorre de forma saudável, pois uma das consequências que pode advir desse desenvolvimento é a gestação precoce. A gestação na adolescência é uma realidade em nossa sociedade.

   Segundo a Organização Mundial da Saúde, 22% dos adolescentes fazem sexo pela primeira vez aos 15 anos de idade. É nesta fase importante de autoconhecimento e incertezas que a falta de informação e pode gerar uma gravidez inesperada ou mesmo a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis.

    A boa notícia é que tem aumentado as ações dentro das escolas, orientação sobre métodos contraceptivos e distribuição de camisinhas em postos de saúde, há mais acesso a recursos para um sexo seguro. Por este motivo, o número de adolescentes grávidas no Brasil tem diminuído.  Entre 2005 a 2009, o número de partos realizados entre jovens de 10 a 19 anos caiu 22,4%, comparado à década anterior, segundo o Ministério da Saúde.

    Diante do exposto acima, a maternidade Wall Ferraz- CIAMCA tem uma preocupação muito grande de sempre dar um apoio as jovens mamães, para que estas possam adquirir responsabilidades e assim possibilitar a proteção e amor para o bebê.

    Os resultados de uma gravidez nessa idade, desejada ou não, relacionam-se aos componentes físico, emocional, educacional e sociocultural das meninas, por isto o serviço social em junção com o serviço de psicologia do CIAMCA realizarão quinzenalmente encontros com um grupo de adolescentes gestantes, onde as profissionais promoverão um momento único onde é aberto para tirar dúvidas, de divisão de experiências e aprendizados, um verdadeiro suporte com uma conversa aberta.