Apoiadora do I Curso Estadual de Apoiadores da Política Nacional de Humanização do Estado de Mato Grosso articulando a PNH no in

11 votos

A apoiadora regional, Rejane de Fátima Conde, aluna do I Curso Estadual de Apoiadores do Estado de Mato Grosso, 2011/2012, relata a experiência “Acolhimento – Diretrizes e Dispositivos da Humanização na Atenção Básica” realizado na região do Tapajós que abrange os municípios de Alta Floresta, Carlinda, Apiacás e Nova Bandeirantes. O evento realizado pelo Escritório Regional de Saúde de Alta Floresta (ERS-AF), com recurso da Comissão de Integração Ensino e Serviço (CIES-AT) e apoio da Coordenadoria Estadual de Promoção da Saúde (SES-MT) e ainda, contando com o apoio da multiplicadora da PNH/MT regional, Anisângela C. C. Campos, ambas servidoras da Unidade Regional de Alta Floresta.
As oficinas tiveram como objetivo, formar multiplicadores para o processo de acolhimento e humanização na atenção, na vigilância e na Gestão do SUS para a implantação da avaliação com classificação de riscos, visando:
• Conhecer os métodos, os princípios, diretrizes, dispositivos e ferramentas da PNH, contemplando a classificação de risco.
• Propiciar a reflexão sobre a diretriz da PNH no ambiente de atenção à saúde pública.
• Fortalecer os diferentes sujeitos implicados na rede de produção de saúde da Atenção, Controle Social, Movimentos Sociais e Gestão do SUS, fomentando a autonomia e protagonismo dos sujeitos, propiciando o repensar de novas estratégias para o desenvolvimento de competências e habilidades contribuindo para efetividade na assistência.
• Motivar vínculos para o desenvolvimento de ações em humanização nas práticas da grupalidade, transversalidade e cogestão.
• Elaborar Planos de Intervenção Coletivos nos ambientes de trabalho.
• Fortalecer a rede promovendo o acesso e a realização do atendimento mais acolhedor e resolutivo.
O conteúdo trabalhado teve como referencial teórico a PNH com maior enfoque na dimensão do Acolhimento e suas tecnologias na Atenção Básica enquanto processo desencadeador de mudança na prática assistencial dos envolvidos.
A oficina contou com a presença de trabalhadores da Atenção à Saúde (equipes de Saúde da Família, NASF, Saúde Bucal) Conselheiros Municipais de Saúde, Gestores e Representante do Legislativo municipal totalizando 240 participantes.
A metodologia aplicada possibilitou a elaboração do projeto de intervenção para trabalhar a PNH nas Unidades de Saúde, criação do Pacto Solidário entre a Gestão e as Equipes para a concretude das ações propostas e a definição das Equipes de Apoio Institucional ao plano de ação de cada equipe. 
Segundo a apoiadora Rejane, a qualificação resultou na maior aproximação entre gestores e trabalhadores e usuários da saúde, através das rodas de conversa e reuniões de condução mensal, e clareza na identificação das dificuldades estruturais, organizacionais e assistências das unidades de saúde e intensificou a integração entre as equipes (NASF, ESB, ESF).
E para dar continuidade ao programa de qualificação para o município de Alta Floresta, foi solicitada pela apoiadora regional, a presença e participação da Coordenadoria de Promoção da Saúde/PNH (apoiadores estaduais). A finalização do evento está programada para o mês de novembro com a participação do MS e espera-se que culmine com um Fórum envolvendo os municípios que fazem parte da região Tapajós e que dele resulte na troca de experiências e contribua para a construção do COAP.Participantesda Oficina "Acolhimento- diretrizes e dispositivos da Humanização em Alta Floresta MT