HESIO CORDEIRO: PERMANEÇAMOS LUTANDO!

15 votos

Como parte da comemoração aos 25 anos do sistema público de saúde brasileiro, a Casa de Oswaldo Cruz realiza a mostra Permaneçamos Lutando! 1988 – Imagens de um desagravo.

A mostra faz uma homenagem a um dos principais artífices da reforma sanitária e do SUS: Hésio Cordeiro e entremeia imagens da trajetória do sanitarista, com o discurso pronunciado pelo pediatra e sanitarista Paulo Buss, em uma solenidade de concessão do título Professor Honoris Causa  da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz) no fim dos anos 80, colocando em evidência a importância de Hésio Cordeiro para o campo da saúde no país.

Segundo Buss em seu discurso, é “impossível apresentar Hésio Cordeiro sem misturar sua biografia com os acontecimentos da história da saúde e do movimento sanitário neste país” e, portanto, ao fazer uma “homenagem a um lutador, nada mais coerente que uma conclamação para que permaneçamos lutando.”  O discurso está disponível na íntegra, no site da The Scientific Electronic Library Online – SciELO.

Confira a mostra Permaneçamos Lutando! 1988 – Imagens de um desagravo de 12 a 19 de setembro, das 9h às 17h, no Asfoc-Fiocruz, que fica na Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro.