INDÍGENAS DO DSEI RIO TAPAJÓS RECEBEM MÉDICAS CUBANOS

13 votos

Na noite de sexta-feira dia 20 de setembro de 2013 desembarcaram no Aeroporto Municipal de Itaituba-Pará, as médicas cubanas Dra MIGDALIA CUELLAR AGUILA e Dra MIGDALIA MENA ALVAREZ contratadas pelo “Programa Mais Médicos” do Ministério da Saúde para prestarem serviços no Distrito Sanitário Especial Indígena – DSEI Rio Tapajós.

As medicas foram recepcionadas pela Coordenadora do DSEI Rio Tapajós Sra. Cleidiane Carvalho Ribeiro e equipe, CONDISI, Comitiva Indígena de etnia Munduruku, FUNAI, Secretária Municipal de Saúde de Itaituba, Câmara Municipal de Itaituba e Conselho Municipal de Saúde de Itaituba.

A comitiva indígena de etnia Munduruku e Kaiapó da Região do Tapajós receberam as médicas cubanas a caráter de festividade indígena, pintados e armados de arcos e flechas fizeram apresentações de boas vindas com danças tradicionais às médicas cubanas.

A recepção às médicas cubanas foi organizada pela Coordenadora do DSEI Rio Tapajós, Sra Cleidiane Carvalho Ribeiro e equipe, iniciando-se com cerimonial de boas vindas e encerrando-se com um jantar para abrilhantar o momento histórico para o DSEI Rio Tapajós.

O DSEI Rio Tapajós será contemplado pelo “Programa Mais Médicos” com 18 (dezoito) médicos no total, dividido em duas etapas, a primeira etapa do programa o DSEI Tapajós foi atendido com 3 (três) médicos e mais 15 (quinze) médicos para segunda etapa do programa.

O atendimento dos médicos cubanos contratados pelo “Programa Mais Médico” para atuar no território do Tapajós se estenderá por todas as aldeias e CASAIS – Casa de Saúde do Índio, localizadas em Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso e Trairão.