Produto da Cartografia

0 votos

Pessoal,

o envio dos produtos não se remete a mim e sim a produção e pactuações com o grupo. Em alguns momentos fico no papel "chato" e muito solitário de lembrar desses pactos, mas não me coloco como "chefe" ou figura equivalente neste projeto.

Quando são apresentadas propostas de trabalho, os instrumentos e prazos só aparecerem elogios. Me pergunto então, o que esta acontecendo nesse momento? A agenda cotidiana dos apoiadores tem sido outra e a gente não esta dando espaço ou conversando sobre isso? 

Digo isso porque não acho que é apenas uma questão de organização ou agenda dos apoiadores, acho que são problemas da coordenação desse projeto também.

A minha sensação é que se criou uma zona de conforto onde não são ditos os problemas e desconfortos (enfrentados pelos apoiadores e pela coordenação do projeto). Fico me perguntando se essa conversa não tem sido abafada… naquele baile do eu finjo que faço e do outro lado que tá tudo bem.

Um exemplo concreto? Para ilustrar… poucos estão acompanhando esta comunidade, embora tenha sido discutido seu uso na ultima oficina e encaminhado que seria por aqui a comunicação. Bem, muitos utilizam o e-mail ou telefone por não achar um espaço protegido, ou mesmo por não ter facilidade com seu acesso, por achar outras formas mais fácil, etc. Isto acontece no cotidiano, isto é normal e por isso existem as conversas e ajustes.  Mas então me pergunto, porque a gente não faz essa conversa de forma franca e encaminha de forma coerente? 

Citei apenas esse exemplo que é menos espinhoso para falar de várias outras coisas. Chamo atenção para que os nossos pactos e conversas não sejam apenas palavras soltas ao vento. 

A cogestão, participação democrática e coletiva, que traduzem princípios da postura ético-politico do Apoio, são dispositivos para a corresponsabilização. E aí temos que pensar o que cada um tem de implicação nisso, inclusive se a condução desse processo (projeto) não tem oportunizado isso.

Com relação ao material da Cartografia, nesse primeiro momento, será utilizado para sistematizar as informações sobre Vigilância do Óbito. Em breve damos a devolutiva dessa sistematização.

 

Abraços

Américo