RODA DA SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO BÁSICA EM ASSIS/SP
Na última sexta feira (05/06) ocorreu uma Roda de Conversa de extrema importância no Município de Assis, onde a equipe de Saúde Mental se encontrou com a equipe da Atenção Básica para juntos pensarmos ações e estratégias de melhoria no acolhimento de usuários da saúde mental e também de inserção da equipe de saúde mental nas ações integrais aos usuários atendidos no território. Contatos anteriores já haviam ocorrido pois Assis tem larga história no que diz respeito ã Saúde Mental, já que contamos com equipamentos importantes nesta área como CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e outros dispositivos que deram origem à PIRASSIS que é uma Associação de usuários e familiares e também a Banda LOKONABOA composta por integrantes do CAPS e outros colaboradores, sem falar da intensa atividade da Universidade com atuações importantes através do curso de Psicologia. Por outro lado contamos com atuações das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) que prestam atendimentos aos usuários de cada território, mantém importante contato com as famílias e incentivam a participação social através dos Conselhos Gestores. Como resultado tivemos o estreitamento das relações e o compartilhamento de responsabilidades, bem como propostas objetivas onde algumas equipes da atenção básica junto com profissionais da saúde mental terão encontros de discussão de casos e intervenções que devem ocorrer nos próprios locais, junto às unidades de saúde. Outras equipes estarão se organizando com reuniões que envolveram todos os profissionais que ali trabalham (aux. de enfermagem, enfermeiros, médicos, psicólogos, administrativos e aux. de serv. Gerais) com o objetivo de encontrar formas mais humanizadas de atendimento nas unidades, tentando buscar alternativas próprias à realidade de cada território.
A principal conquista desta iniciativa está em uniformizar ações com melhoria na qualidade dos atendimentos e criar um espaço de interlocução entre as equipes que passam a trabalhar como uma única equipe em benefício dos usuários do SUS (Sistema único de Saúde). Por se tratar de momento histórico importante para a consolidação do SUS em nosso município entendemos ser importante compartilhar esta experiência com a Rede.
Por Sonia Mara de Fatima Ferreira
Aqui em Erechim iniciamos com o Apoio Matricial, caps-ad e unidades de sáude, acredito ser um grande avanço para a sáúde pública, assistindo de uma forma humanizada nossos usuários e familiares, assim como os profissionais da rede que por vezes senten-se impotentes para trabalhar com a dependencia quimica. Que gratificante saber que movimentos estão acontecendo numa forma de ampliar a clinica.