Curso de Doulas Comunitárias em Juazeiro “Por um nascer melhor”

14 votos

Pessoal, está sendo realizado em Juazeiro – BA, o Curso de Doulas Comunitárias para o SUS.
O curso está sendo desenvolvido pela equipe do Hospital Sofia Feldman: psicóloga Júlia Horta, enfermeira obstetra Carla Guanabens e a doula Mazarelo de Freitas.
Na abertura, tivemos a presença do secretário de saúde, Cássio Garcia, afirmando o compromisso do município com a humanização do parto e nascimento, efetivando as ações da Rede Cegonha, para a mudança do modelo obstétrico e neonatal. Informou também que, além do curso vigente, existe a implantação de um Centro de Parto Normal, junto à Maternidade Municipal de Juazeiro.
No primeiro dia das atividades, tivemos a condução pela Júlia, coordenadora do projeto de doulas comunitárias em Belo Horizonte, que apresentou a discussão sobre o papel e o perfil das doulas, seguida de uma roda de conversa sobre a Doula Comunitária, voluntária, atuando no SUS, em consonância com a PNH e a Rede Cegonha.
Hoje, estamos discutindo temas sobre gestação, aspectos emocionais da gravidez, condições que favorecem o parto e métodos não farmacológicos de alívio da dor. São trabalhadas também, técnicas de relaxamento e sensibilização corporal.
Está previsto até o final do dia, o debate sobre biossegurança, ética e relações interpessoais e roda de conversa para discutir a inserção da doula na maternidade de Juazeiro.
No próximo post, amanhã, traremos notícias do último dia, bem como depoimento das participantes.
Contamos com a troca de experiência entre o Hospital Sofia Feldman, a Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Neto (Salvador) e a equipe da Maternidade Municipal de Juazeiro.
O curso , apoiado pela PNH e RC, é mais uma estratégia de afirmar os direitos da mulher e dos recém-nascidos para efetivação da qualidade do cuidado, a partir das boas práticas para um parto humanizado e um nascimento saudável.