5ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE INDÍGENA – ETAPA DISTRITAL / DSEI-MRSA

0 votos

5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena – Etapa Distrital

Durante os dias 24, 25 e 26 de setembro de 2013, ocorreu  no município deTefé-AM, sede do DSEI-Médio Rio Solimões e Afluentes a etapa distrital da 5ª conferência nacional de saúde indígena.

Neste evento contamos com delegações dos 14 municípios de abrangência do DSEI, dentre usuários ( indígenas ), trabalhadores e gestores.

Dentre as atividades do evento destacamos as apresentações culturais,  como a dança do Curupira, dança dos Tikunas e Kambebas e musicas tradicionais.

Fizeram presentes neste evento 130 delegados, sendo 32 escolhidos para a etapa nacional. A escolha dos delegados para a etapa nacional da 5 CNSI obedeceu a paridade como estabele o regimento, 50% usuários, 25% gestores e 25% trabalhadores.

A etapa distrital da 5ª CNSI do DSEI-MRSA foi um momento ímpar, onde as propostas que tinham sido levantadas e aprovadas nas etapas locais foram discutidas a nível distrital, proporcionando discussões com muita riqueza e visibilidade para todos. O objetivo maior foi o de avançar na qualificação da Política Nacional de Saúde dos Povos Indígenas.