Etapa distrital do DSEI Vilhena (RO) aborda as Ações Integradas de Saúde

10 votos

Uma grande manifestação dos povos Cinta Larga e Mamãide marcou a abertura da etapa distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI) do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Vilhena, realizada em Cacoal (RO).Alda da Silva Uchôa, coordenadora do Distrito Sanitário Indígena de Vilhena (RO), Marina Costa, representando a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai); Nádia Elizabeth Villas Boas, do Conselho Nacional de Saúde (CNS); Wurariui Suruí, representando a Fundação Nacional do Índio (Funai), além da presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), Elizabete Cinta Larga; formaram a mesa de abertura dos trabalhos da Conferência em Cacoal.

Na tarde dessa terça-feira (17), os delegados e delegadas da conferência participaram da mesa redonda “Atenção Integral e diferenciada nas três esferas de Governo”. Logo em seguida, eles foram para os grupos de trabalho. Até quinta-feira (19), os participantes discutirão os demais temas: Controle Social e gestão participativa; Etnodesenvolvimento e segurança alimentar e nutricional; Saneamento e Edificações de saúde indígena. 

O DSEI Vilhena tem abrangência em 18 municípios de Rondônia e Mato Grosso, com área territorial de aproximadamente 5,5 milhões/ha. A população indígena nesse distrito é de 7.513 habitantes em 168 aldeias. A etapa distrital  elege os delegados (as) para a etapa nacional, que acontece em Brasília (DF), de 26 a 30 de novembro.

A 5ª CNSI é uma realização do Ministério da Saúde, através da Sesai, em conjunto com o CNS, e tem como objetivos avaliar as ações e serviços de saúde contidos na Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, publicada pela portaria GM/MS nº 254/02; e aprovar diretrizes para atualização e reformulação da atual política de saúde indígena.