CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL/RJ REAGE CONTRA A MÍDIA

13 votos

O Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro/CRESS-RJ, reage contra a mídia, conforme foi divulgado em seu site:

"Nesta primeira edição, participarão da premiação personagens que tenham aparecido na TV nos últimos anos. Umbelina, do humorístico "Zorra Toral"; Diva, da novela "Insensato Coração"; Wanda, da novela "Salve Jorge"; e "Evelin", do seriado "SOS Hospital".

Há sete anos, o CRESS-RJ vem organizando um prêmio para reconhecer quando o Serviço Social é visto adequadamente pela sociedade, chamado de "Prêmio Visibilidade das Políticas Sociais e do Serviço Social".

Entretanto, em 2013, além da já tradicional premiação, o CRESS-RJ está lançando o "Prêmio Visibilidade Distorcida do Serviço Social". A ideia é oferecer um prêmio simbólico para a personagem de ficção que mais foge da imagem da profissão.

É muito comum que categorias profissionais se manifestem publicamente contra a forma como são retratadas, tanto na ficção como em notícias veiculadas pela mídia. É assim com médicos, enfermeiras, massoterapeutas e assistentes sociais, por exemplo.

Na avaliação do CRESS-RJ, qualificar a percepção que a sociedade tem do Serviço Social contribui para que assistentes sociais favoreçam o acesso da população a seus direitos.

CANDIDATAS:

Umbelina ( representada pela atriz Catiúcia Canoro, no programa Zorra Total, da TV Globo)

Se apresenta como voluntária, afirmando que trabalha por amor aos pobres, descaracterizando o Serviço Social como profissão. Afirma que seus usuários são pessoas "menores". Nunca concorda com as solicitações dos usuários, sempre sugerindo que os serviços acessados sejam de mais baixa qualidade do que o que eles requerem.

Diva (atriz Susana Kruger, na novela Insensato Coração, da Rede Globo)

Atuava em uma penitenciária feminina, com postura extremamente autoritária com as usuárias. Colocava-se como porta-voz das normas institucionais, defendendo-as e ameaçando as usuárias, caso essas normas não fossem cumpridas. Nestes momentos, impedia a usuária de se pronunciar.

Evelin (atriz Fernanda de Freitas, no programa SOS Hospital, da Rede Globo)

O trabalho da assistente social se confundia com o trabalho de profissional de Psicologia, atuando com referenciais teórico-metodológicos totalmente estranhos ao Serviço Social brasileiro. Psicologizava seus atendimentos individuais e nunca foi vista abordando o campo da saúde na perspectiva de uma política social.

Wanda (atriz Totia Meireles, na novela Salve Jorge, da Rede Globo)

Era uma das vilãs da trama. Compunha uma quadrilha de tráfico internacional de pessoas. A personagem, em algumas ocasiões, se fazia passar por assistente social, para sequestrar e traficar crianças recém-nascidas"