Instrutivo para Cadastramento dos estabelecimentos, profissionais e equipes no SCNES
Olá pessoal,
conforme sugestão da ultima oficina, a Coordenação de Articulação elaborou um instrutivo (que segue em anexo) para orientar o cadastramentos das Unidades e equipes da Saúde Indígena no Sistema Nacional de Estabelecimentos de Saúde – SCNES.
Esta ação, a qual compõe o Plano de Trabalho do Apoiador, é fundamental para a articulação do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena com o SUS. O primeiro passo é estarmos dentro do sistema oficialmente, em seguida organizando a demanda (necessidades) da saúde indígena e se integrando ao fluxo para encaminhamentos de especialidades e exames dentro das centrais de regulação municipais e estaduais, que compõem o complexo regulador do SUS.
Temos o desafio também da negociação e pactuação de vagas para a saúde indígena, pauta bastante política e que deve ser articulada a partir dos espaços de governança (CIR, CIB e CIT).
Em cada local esses movimentos acontecem de diferentes formas, não sendo tão linear o que vem primeiro nessa agenda. Mas independente das singularidades de cada território, o cadastramento das unidades no SCNES representa uma pré-tarefa nesse processo.
O instrutivo vem para ajudar o DSEI nessa tarefa, acredito que pode ser um bom começo para organizar essa agenda. Busquem socializar esse documento internamente no DSEI.
Qualquer dúvida com relação ao instrutivo ou necessidade de apoio com relação ao cadastramento das unidades, podem entrar em contato com Sandro da Coordenação de Articulação.
Abraços
Américo
13 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Boa tarde , Américo e Sandro!!
Muito bom esse instrutivo, já passei para a coordenadora e chefe do DIASI, e marcamos já um momento de estudo para disparar o cadastramento do CNES. Aqui no DSEI Vilhena, todas as CASAI's dos quatro Polo Base encontram -se cadastradas agora é só cadastrar as Equipes.
Parabéns , pelo material ofertado a nós….
AbraSUS!!
Mariana Kely
Apoiadora SESAI/MS
Dsei Vilhena-RO
Boa tarde , Américo e Sandro!!
Muito bom esse instrutivo, já passei para a coordenadora e chefe do DIASI, e marcamos já um momento de estudo para disparar o cadastramento do CNES. Aqui no DSEI Vilhena, todas as CASAI's dos quatro Polo Base encontram -se cadastradas agora é só cadastrar as Equipes.
Parabéns , pelo material ofertado a nós….
AbraSUS!!
Mariana Kely
Apoiadora SESAI/MS
Dsei Vilhena-RO
Por adriana herman
Este instrutivo veio esclarecer muitas duvidas quanto ao cadastramento dos Polos e CASAI, pois cada Municipio esta cadastrando de maneira diferente.J;a repassamos aos Coordenadores de Polo para que possam realizar as adequacoes de acordo com o Instrutivo.
Obrigada pelo material.
Por henrique.rosa
Boa tarde!
Primeiro gostaria de parabenizá-los pelo documento, não resta dúvida com relação aos códigos e todo o protocolo que o documento trás.Contudo, como deveremos cadastrar uma equipe que não tem unidade básica própria e esta utilizando a unidade do município?
Henrique Rosa Rodrigues
Por Sandro Pereira
Bom dia Henrique,
esta unidade é exatamente o quê? É uma UBS cedida ao DSEI? É uma UBS onde estão trabalhando profissionais da saúde indígena somente? Por favor, explique melhor a situação, e envie para meu email ([email protected]).
Abraços,
Sandro
Por Iraci carvalho
Boa tarde colegas!
Este instrutivo chegou em boa hora, era muito grande a ansiedade dos profissionais do Distrito em receber esse instrutivo, o trabalho é intenso e de uma importância muito grande para os DSEIS, no intuito de esclarecer e organizar o processo de cadastro dos estabelecimentos de saúde junto ao CNES, a Coordenadora do DSEI e Chefe da DIASI juntamente com a Apoiadora, ao tomarem conhecimento da divulgação desse documento, marcaram uma reunião com a equipe da DIASI, responsáveis pelo processo de cadastro e regularização dos estabelecimento de saúde do DSEI junto ao CNES para esclarecimentos e conhecimento para que possam dispar os formulários para preenchimento.
AbraSUS!
Iraci Carvalho – Apoiadora DSEI Tapajós
Por thiago felix
Boa noite pessoal!
O instrutivo chegou em um momento muito oportuno, tendo em vista estarmos no processo de cadastramento dos Pólos base no CNES. Então, diante desse processo muitas dúvidas estão surgindo, gerando dificuldades nesse processo. Estaremos já agendando para o mais breve possível um encontro entre equipe técnica da DIASI pra discutirmos o mesmo. Parabéns pra vocês pela iniciativa brilhante de criar esse instrutivo.
Abraços!
Agradeço a equipe de que criou o instrutivo. Será um instrumento de grande validade no processo de cadastro das unidades e profissionais da saúde indígena no SCNES. Aqui em PE já cadastramos o DSEIPE. O próximo passo será o cadastro da CASAI, Polos Base e EMSI. Já iniciamos os arranjos com o Coordenador e chefia da DIASI para que o mais breve possível as demais unidades e profissionais da saúde indígena estejam devidamente cadastrados no SCNES conforme a portaria 475/2008.
Abraços,
Por nayara.vieira
Muito legal o instrumento! Parabéns a todos!
Aqui nós já solicitamos o cadastro do DSEI e todos seus profissionais. Assim que o cadastro constar no sistema atualizaremos os cadastros dos PB e Postos de Saúde e providenciaremos os cadastros de quem não está.
Abs a todos!
Muito bom o instrutivo! Grata!!!
De muita valia neste momento!
Já havíamos enviado aos Polos as fichas com memorando orientando para proceder o preenchimento das fichas. Estamos num momento de plena atenção junto aos Polos Base que ainda não estão cadastrados para junto as SMS reforçar a importância do cadastramento (inserção ou atualização) e apoiar o DSEI nesta necessidade.
Abs.,
Hiojuma
Por Helena Caldas
Olá Américo e a todos da comunidade.
Este instrutivo chegou na hora certa. Estava há 15 dias indo e vindo do DERE ( departamento de regulação), em Belém com fichas e documentos para inclusão do DSEI GUATOC no SI-CNES. Solicitaram tantos. Até os documentos diplomas ( dos profissionais) exigiram com cópias e autenticações em cartório. A chefia do RH estava autenticando para todos por aqui. Houve um "check list" a ser cumprido:
* detalhamento dos espaços físicos
* fluxograma de atendimento interno e externo
* preenchimento das fichas cnes profissionais e todo o módulo básico mesmo não executando todos os serviços,
* levantamento de carga horária dos profissionais existentes, afim de, evitar conflito junto ao SIA,
* relação de máquinas e equipamentos existentes,
* cópia dos contratos de manutenção preventiva e ou manutenção corretiva, *planilha de procedimentos com informações vigentes e propostas com atualização e ou realinhamento de serviços a cadastrar,
* Cópia do contrato de limpeza e higienização da caixa dagua
*Documentos contendo dados referentes aos resíduos sólidos, comuns e biológicos
*Cópia do alvará de licença sanitária – DEVISA e bombeiros.
Enfim para ser cumprido, mobilizou-se a SELOG e SESANI e nossas colegas para preenchimento da FCES profissional e outros departamento do DSEI. Fomos cumprindo o check list e estamos no final aguardando a visita técnica para amanhã 08/10/13, das enfermeiras do DERE que são as responsáveis pelo cadastramento e aprovação do CNES. Solicitamos primeiro o cadastro do DSEI GUATOC, para posteriormente com o Nº do CNES deste, prosseguirmos com o cadastramento das CASAI e Polos Bases. Houve muita dificuldade. O Manual foi útil, porque, ao chegar nas mãos dos técnicos do DERE é instrumento útil para tirar as dúvidas.Vamos em frente…..
Abraços a todos.
Helena Caldas
Dsei GUATOC.
Por Helena Caldas
Olá a todos.
As pautas com elenco de procedimentos, para serem negociados e aprovados junto aos gestores nas CIR e homologados na CIB. As primeiras reuniões na CIR Metropolitana II e III foram tensas, porque os gestores municipais não queriam pactuar cotas de exames e consultas especializadas. Colocaram que nas PPI não foram pactuadas cotas para indígenas. Falamos que os indígenas já estão na atenção básica como municípes, que tem seus direitos assegurados etc……, a maior alegação foi: a de a falta dos incentivos, que existiam. Ouvimos dos gestores que esperavam, que com a criação da SESAI, não teriam mais, responsabilidades sobre a saúde dos indígenas…., falas muito descompromissadas de gestores públicos. Fizemos apresentação do DSEI e no mapa de regionalização do estado do Pará localizamos a inserção dos nossos municipios e como é o fluxo interno e externo dos nossos serviços. Entreguei ao chefe do DSEI agenda com todas as datas de reuniões da CIB e das 8 ( oito) CIR, nos meses de outubro, novembro e dezembro/13, onde temos municipios com serviços de saúde indígena, para que ele, acompanhe e argumente de gestor para gestores. O resultado destas duas reuniões foi a inclusão do DSEI GUATOC, como membro gestor destas duas CIR. Nas outras CIR estamos articulando nas pautas de discussão a fala do DSEI GUATOC na pessoa do coordenador distrital que estará presente. A nossa discussão interna na DIASI está sendo o elenco de procedimentos ( quantitativos), para polos bases. Vamos conversando………….
AbraSUS.
Helena Caldas
Dsei Guatoc
Por Sandro Pereira
Olá a todos,
as dúvidas que nos foram enviadas por e-mail sobre o cadastro dos estabelecimentos da saúde indígena serão compiladas, respondidas e depois enviadas aos apoiadores em um documento separado. Outras dúvidas podem estar sendo encaminhadas ao meu e-mail [email protected] ou por contato telefônico (61) 3315 5958.
Abraços,
Sandro