Instrutivo para Cadastramento dos estabelecimentos, profissionais e equipes no SCNES

0 votos

Olá pessoal,

conforme sugestão da ultima oficina, a Coordenação de Articulação elaborou um instrutivo (que segue em anexo) para orientar o cadastramentos das Unidades e equipes da Saúde Indígena no Sistema Nacional de Estabelecimentos de Saúde – SCNES.

Esta ação, a qual compõe o Plano de Trabalho do Apoiador, é fundamental para a articulação do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena com o SUS. O primeiro passo é estarmos dentro do sistema oficialmente, em seguida organizando a demanda (necessidades) da saúde indígena e se integrando ao fluxo para encaminhamentos de especialidades e exames dentro das centrais de regulação municipais e estaduais, que compõem o complexo regulador do SUS.   

Temos o desafio também da negociação e pactuação de vagas para a saúde indígena, pauta bastante política e que deve ser articulada a partir dos espaços de governança (CIR, CIB e CIT). 

Em cada local esses movimentos acontecem de diferentes formas, não sendo tão linear o que vem primeiro nessa agenda. Mas independente das singularidades de cada território, o cadastramento das unidades no SCNES representa uma pré-tarefa nesse processo.

O instrutivo vem para ajudar o DSEI nessa tarefa, acredito que pode ser um bom começo para organizar essa agenda. Busquem socializar esse documento internamente no DSEI. 

Qualquer dúvida com relação ao instrutivo ou necessidade de apoio com relação ao cadastramento das unidades, podem entrar em contato com Sandro da Coordenação de Articulação. 

 

Abraços

Américo