A psicologia em novos campos de saberes

13 votos

     Sou estudante do 4º semestre de psicologia da FISMA e gostaria de falar um pouco sobre a “Psicologia da saúde: A estruturação de um novo campo de saber” que foi um texto trabalhado em aula pelo professor Douglas Cassarotto de Oliveira e achei muito interessante, pois nos faz pensar na atuação como psicólogo nesta área que cada vez mais está crescendo.
     A psicologia é vista como uma das profissões chamadas “da saúde” através da sua aplicação de experiência clínica. Esta experiência que se resumia na clínica era restrita a uma clientela derivada das classes mais altas.
     Mudanças recentes nas novas formas de inserção dos psicólogos na saúde e as aberturas de novos campos de atuação vêm introduzindo transformações qualitativas na prática que requer novas perspectivas teóricas. Mas aos poucos, o saber acumulado na prática da psicologia, começa a busca uma necessidade de contextualizar esta prática e a própria ampliação no número de psicólogos envolvidos na área da saúde determina o surgimento de condições apropriadas para a estruturação de uma psicologia da saúde.
     O psicólogo em sua atuação no campo da Saúde Mental se utiliza de um arcabouço de conhecimentos teóricos e práticos determinados pela Psicologia da Saúde. Entendemos como sendo um conjunto de contribuições para a promoção e manutenção da saúde, para a prevenção e tratamento de doenças, para a identificação de etiologias e diagnósticos relacionados à saúde, à doença e às disfunções, bem como para o aperfeiçoamento do sistema de políticas da saúde.
     O psicólogo é visto como comprometido com o contexto social quando atuando no sistema de politicas públicas, como prevenção e assistência na saúde, ele deve também pautar seu trabalho como assistência levando em consideração as peculiaridades da população beneficiaria do SUS.
Na comunidade, por exemplo, o psicólogo pode fazer um trabalho muito bom, junto com uma equipe multiprofissional, pois a população da comunidade tem uma demanda muito grande e muitas vezes o psicólogo tem um olhar diferente, pode auxiliar os assistentes sociais, os agentes comunitários que trabalham diretamente com essas pessoas.
     Hoje a psicologia é muito mais do que clínica, ela tem se expandido e a psicologia na comunidade tem crescendo e sendo muito importante para as pessoas, que não tem condições, mas que precisam de uma escuta.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

SPINK, M.J.P. Psicologia Social da saúde. Petrópolis: 2003, p.29-39.