Idoso: a história que não se poder perder

13 votos

Por Michelle Souza

 

“Se não pudermos dar voz e ouvidos aos velhos
vamos perder a nossa história”
Najla Murad

 

Tricotar, jogar dama e fazer cruzadinha, há tempos deixaram de ser atividades preferidas dos idosos. Agora, eles se divertem fazendo exercícios físicos em academias, acessam constantemente as redes sociais, tendo uma vida ativa. É com esta realidade que hoje se comemora o Dia Internacional do Idoso.

Com o objetivo de estimular a sociedade a refletir sobre a situação do idoso na sociedade a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o  Dia Internacional do Idoso. Anteriormente no Brasil a data era comemorada no dia 27 de Setembro, mas desde 2006, quando foi criado o Estatuto do Idoso, a data passou a ser celebrada no dia 1º de outubro. 

De acordo com o Estatuto, o idoso é todo aquele que possui idade igual ou superior a 60 anos, população essa que só deve aumentar nos próximos anos.  Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE),  a população com essa faixa etária deve passar de 14,9 milhões parcela de 7,4% em 2013, para 58,4 milhões 26,7% da população total em 2060, aumentando a expectativa média de vida do brasileiro de 75 para 81 anos.

Além desses dados,  segundo Najla Murad, fisioterapeuta especializada em gerontologia, nessa data ainda há muito mais a comemorar “hoje o velho é muito mais ativo do que 40 anos atrás, podendo até voltar ao mercado de trabalho, e a sociedade não tem tanto preconceito assim em relação aos idoso o que já uma vitória”.

Para homenagear os idosos nesse dia tão especial o Portal (En)Cena entrevista a fisiogerontologista Najla Murad que há sete anos atua em Porto Nacional, na ala de geriatria do Hospital Regional da cidade.

Najla Murad possui graduação em Fisioterapia, especialização em Gerontologia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e em Educação pela Universidade do Tocantins (UNITINS). Atualmente é professora no Centro Universitário de Gurupi (UNIRG). Atua também como fisioterapeuta no Hospital de Referência de Porto Nacional. Tem realizado palestras e seminários em todo o Estado do Tocantins na área do envelhecimento, com experiência nas áreas de geriatria, atuando principalmente nos seguintes temas: autonomia, envelhecimento e qualidade de vida.

Clique aqui para ler a entrevista completa no portal (En)Cena – A Saúde Mental em Movimento.