SAÚDE COLETIVA

10 votos

  A saúde Coletiva é um corpo de saberes que vem dizer que a saúde pública não se restringe a um único campo. Onde os Núcleos trabalhariam da mesma maneira no campo, onde fariam suas ações práticas.

Para Mariana Pereira (2005), a prática da saúde coletiva requer do profissional uma atitude que vai além da observação, diagnóstico e prescrição de tratamento ao paciente, este como indivíduo isolado (…). Cabe ao profissional da saúde coletiva analisar o processo saúde-doença de uma dada coletividade, considerando o contexto social historicamente determinado em que ela se insere. E assim, essa análise dará a ele condições de intervir na realidade, promovendo mudanças e melhorias naquela comunidade.
Por exemplo, o médico, o psicólogo e o enfermeiro, são exemplos de núcleo dentro de um sistema de saúde coletivo. O campo, o acolhimento, por exemplo, é uma técnica de cuidado que não se restringe a psicologia. É uma ação que pode ser utilizada tanto por um psicólogo, quanto por um enfermeiro, quanto por um médico… Assim como, outras ações como visitas domiciliares.
Eu tenho tido a oportunidade de observar de perto esta prática de campo, no momento em que, como estagiária de Psicologia em uma empresa terceirizada, tenho realizado visitas domiciliares À famílias Beneficiárias do PAC, Projeto de Habitação da prefeitura de Santa Maria.
     Textualmente, o campo científico é um campo social como outro qualquer, com suas relações de força e monopólios, suas lutas e estratégias, seus interesses e lucros, mas onde todas essas invariantes revestem formas específicas. (Nunes, 2009).
A utilização e o avanço do uso deste tipo e trabalho, ao meu ponto de vista é o melhor para lidar com a complexidade do ser humano.

 

https://agencia.fapesp.br/17079