Educação e Saúde na Escola

13 votos


    

 

Novamente através da  proposta do professor  Douglas Cassarotto,da disciplina de Psicologia da Saúde,volto a usar o espaço da Rede Humaniza SUS afim de ampliar uma reflexão sobre os temas do artigo Integração entre Educação e Saúde na Escola de Lisete Regina Gomes Arelaro, publicado nos Anais do I Seminário da Política Nacional de Promoção á Saúde. Eu sou Luiane Faria, aluna do 8º semestre de psicologia.
    Escolhi este artigo por acreditar que a educação tem um poder muito maior do que propriamente é exercido e que a promoção de saúde pode ser realizada dentro das instituições de ensino em parcerias com profissionais da saúde. A autora aborda experiências  bem sucedidas onde pode-se aliar  saúde e escola trazendo maior qualidade de vida e prevenindo problemas bem familiares das crianças como a cárie. Segundo Campos,2006   cuidado se faz através desta troca entre profissional- paciente- ambiente
     Este artigo nos traz uma nova proposta de promoção de saúde e que já funciona em algumas cidades. Trata-se da articulação da educação com a saúde. Podemos perceber que politicamente são temas bem independentes, mas que  se pensados e implementados juntos estaremos diante de um grande avanço.
    Durante a formação dos profissionais ainda nas Universidades  é comum um discurso sobre a troca,mas quando vamos para o campo profissional nos fechamos em nosso saber acreditando que seremos capaz de dar conta de tudo,mero engano.. Para Czeresnia, 2003, A ideia de promoção de saúde envolve o fortalecimento da capacidade individual e coletiva para lidar com a multiplicidade dos condicionantes de saúde.
    Existem inúmeros exemplos que nos comprovam a importância do trabalho em  equipe ,onde a rede interage  e atinge significativos resultados,o que certamente não será diferente na escola. Se pensarmos a escola como promotora de saber, devemos ampliar o olhar e entender que esse saber também dá conta da pessoa e tendo essa dimensão porque não se pensar na saúde?
    Abrir as portas  das escolas para visitas e implementações de projetos das UBs  e alunos estagiários no contexto de prevenção e promoção de saúde, pode ser o inicio da interação com outras áreas que ainda relutamos em aceitar. Para a Teoria Paidéia as mudanças são inevitáveis ainda que ocorram imersas em expressivo movimento ao novo.

    Ao estreitar os laços da educação e da saúde estaremos forçando uma reflexão de como está se dando efetivamente  a formação de conhecimento nesses espaços e como eles podem ser colocados em prática.

Referencial Bibliográfico:
CAMPOS W,de Souza. Reformulação ampliada do Trabalho em Saúde,2006
CZERESNIA D, Freitas. Promoção da Saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro:Ed.Fiocruz,2003