Lappis participa das Jornadas sobre saúde na Argentina

12 votos

No mês de novembro, Roseni Pinheiro, líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Lappis/IMS/Uerj, representará o Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde em debates sobre a saúde, em Buenos Aires.

Nos dias 21 e 22 de novembro, ela estará presente nas X Jornadas Nacionais de Debate de Interdisciplinaridade em Saúde e População, organizado pelo Instituto de Investigação Gino Germani, da Universidade de Buenos Aires. Durante os dois dias do evento serão realizados seis seminários com temas específicos que contarão com a participação de especialistas em Saúde e População.

No primeiro dia do evento, ela participará da mesa-redonda Experiências alternativas de gestão e formação no campo da saúde: caminhos percorridos e principais conflitos e desafios existentes que contribuirá para a construção de uma agenda política sanitária que colabore para o enfrentamento dos desafios da saúde na Argentina. E no dia 22, Roseni estará na Reunião de Encerramento e Balanço da X Jornada. Na ocasião, ela proporá que as atividades do XIV Seminário Integralidade sejam em conjunto com as atividades das Jornadas de Saúde de Buenos Aires de 2014.

No mesmo período da X Jornadas, ela também estará presente na Reunião de Incubadora Integralidade, na Universidade de Buenos Aires.

Experiência na Articulação e na Gestão na saúde coletiva

No final do mês de novembro, no dia 29, Roseni Pinheiro integrará a mesa de abertura das jornadas 30 anos interrompidos da democracia: desafios para a construção da soberania sanitária, na Universidade Nacional de Quilmes (UNQ), em Bernal, província de Buenos Aires. Na atividade de inauguração, serão abordados os “30 anos ininterruptos de democracia: Saúde, Política e território".

De acordo com os organizadores, as jornadas têm por objetivo reforçar a criação de espaços de participação e debate sobre temas vinculados com a área da saúde a partir de uma visão crítica, a fim e contribuir para os processos de construção e desenvolvimento de ações sociais, adequadas para os problemas complexos que desafiam as populações atuais da área metropolitana de Buenos Aires.