“Encontro Regional da Rede Cegonha na região do Vale do Ribeira (DRS XII Registro/SP)

11 votos

 

“Encontro Regional Rede de Atenção Materno e Infantil”

No dia 03 de outubro de 2013, no Hotel Estoril em Registro, o Departamento Regional de Saúde, DRS XII Registro, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, realizou o “Encontro Regional Rede de Atenção Materno e Infantil”, com o objetivo de fortalecer a assistência materno e infantil, disseminando os princípios da Rede Cegonha entre as equipes técnicas dos municípios e prestadores de referência da região do DRS XII e propiciar a oportunidade e o ambiente adequado para a integração e troca de experiências e ideias entre as equipes de saúde da região.

  O Diretor Técnico do DRS XII, Sr. Nilson Rezende Lara e sua equipe técnica recepcionaram os profissionais dos 15 municípios da região, dos hospitais de referência, Hospital Regional Leopoldo Bevilacqua, Hospital São João, Hospital Regional de Itanhaém, Hospital Guilherme Álvaro, Grupo de Vigilância Epidemiológica e Sanitária XXIII, Laboratório Regional e também agradeceu a presença do Departamento Regional da Baixada Santista, DRS IV, contando com 180 participantes.
  O ponto alto deste encontro foi à formação de uma mesa redonda para discussão de diversos pontos de atenção humanizada ao cuidado da gestante, da puérpera e da criança, contando com a participação das interlocutoras regionais da Saúde da Mulher Sra. Tereza Hanae e Sra. Regina Maeji do DRS XII, como mediadoras da mesa de discussão, com os seguintes participantes: Dr. Elson Luiz de Queiroz (NASF Registro), Dr. Osmar Mitsuo Ohara (NASF Registro), Priscila Mandú Morais (NASF Registro), Virgínia Schimdt (Farmacêutica Juquiá), Maria Cecília Rossi (GVE XXIII), Dr. Fred Buitrón (HRLB), Dra. Inês Kawamoto (Hospital São João), Dra. Simone Mello (HRLB), Silvia Mayumi Koga (Laboratório Regional) e a Sra. Adriana Bouças (Coordenadora Estadual das Ações de Alimentação e Nutrição São Paulo/SES/SP) com o objetivo de discutir “Os Desafios para implantação da Rede Cegonha na região”.
A Rede Cegonha visa garantir o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.  A Rede é composta por 4  componentes: pré natal, parto e nascimento, puerpério e atenção integral a saúde da criança e sistema logístico.
Neste encontro estavam presentes diversas categorias profissionais, médicos clínicos gerais, ginecologistas, obstetras, pediatras, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais, psicólogos, agente comunitário de saúde, dentistas, fisioterapeutas, gestores de saúde, educadores físicos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, articuladores de humanização, auxiliares de enfermagem e técnicos de enfermagem.
Ao final do encontro surgiram propostas de melhorias da rede de cuidado da mulher e da criança ficando agendada uma reunião para o dia 10 de outubro para dar continuidade às propostas levantadas.

 

Da esquerda para direita: Dr. Fred Buitrón (HRLB), Silvia Duarte (DRS IV), Claudinelly Zaghi (DRS XII), Nilson Rezende Lara (Diretor Regional/DRS XII), Dr. Fabio Crivellari Miranda (HRI), João Sakô (SMS Registro), Diego Roumillec (SMS Jacupiranga/Representante Colegiado de Gestão Regional Vale do Ribeira), José Antonio Jeremias Júnior (Hospital São João).

Comissão organizadora e colaboradores

Momento relaxamento após o almoço com Educador Físico André.

Mesa redonda: Tema “Os Desafios para implantação da Rede Cegonha na região”, com representantes do DRS XII, GVE XXIII, Hospital Regional Leopoldo Bevilcqua (HRLB), Hospital São João, Farmácia Regional, Laboratório Regional, Doula e Médicos Obstetras.

 

 

 

Construindo redes – como vamos fomentar nossas redes locais e fortalecer nossa rede regional? – Apresentação dos grupos e encaminhamentos