Serviço de Nutrição e Dietética do HGV promove Projeto de Humanização
Os encontros acontecem uma vez por mês
A humanização em um hospital deve está presente mesmo nas pequenas ações, como na forma de abordar o paciente no momento da entrega da alimentação. Com esse pensamento, o Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Getúlio Vargas (HGV) e estagiários de Nutrição vêm realizando encontros mensais objetivando melhorar a relação entre o Serviço e o paciente.
Para a coordenadora do Projeto, a nutricionista Fátima Bezerra, a alimentação é um fator primordial para o sucesso na recuperação do paciente. “A ação visa orientar as auxiliares dietéticas sobre como se portar durante a entrega das refeições, evitando o mau humor e ser sempre sorridente e amável. Além de acolher de forma profissional as reivindicações dos pacientes quanto à alimentação”, explica a nutricionista
A nutricionista Maria do Rosário Gomes explica que, além de desenvolver ações voltadas à humanização e acolhimento, o Serviço de Nutrição do Hospital também tem a preocupação de avaliar e acompanha todas as etapas do preparo da alimentação até que ela chegue aos pacientes.
A psicóloga Zilma Bento, membro do Grupo de Trabalho de Humanização(GTH) do HGV, diz que os bons resultados dependem, em grande parte, da capacidade do hospital oferecer um atendimento humanizado á população. “Para tanto é necessário cuidar dos próprios profissionais da área da saúde, constituindo equipes de trabalho saudáveis”, enfatiza.
Zilma Bento ressalta que o HGV trabalha três dispositivos da Humanização: o acolhimento, direitos e deveres do paciente e a gestão participativa com a implantação do Colegiado Gestor.
Por Fátima Oliveira
Fotos: Solinan Barbosa
Por Francisca A. Pinheiro
A equipe de Nutrição está de parabéns, foi muito proveitosa a palestra com mencionou a com foi abordado a alimentação é um fator primordial para o sucesso na recuperação do paciente. “A ação visa orientar as auxiliares dietéticas sobre como se portar durante a entrega das refeições, evitando o mau humor e ser sempre sorridente e amável. Além de acolher de forma profissional as reivindicações dos pacientes quanto à alimentação”, Eu como membro de grupo de trabalho de Humanização; sendo uma Auxiliar Dietetica só vem engrandecer e fortalece meu conhecimento.
Desde de já grata por tudo: Francisca Anelide.