Serviço de Nutrição e Dietética do HGV promove Projeto de Humanização

15 votos

Os encontros acontecem uma vez por mês

A humanização em um hospital deve está presente mesmo nas pequenas ações, como na forma de abordar o paciente no momento da entrega da alimentação. Com esse pensamento, o Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Getúlio Vargas (HGV)  e estagiários de Nutrição vêm realizando encontros mensais objetivando melhorar a relação entre o Serviço e o paciente.

Para a coordenadora do Projeto, a nutricionista Fátima Bezerra, a alimentação é um fator primordial para o sucesso na recuperação do paciente. “A ação visa orientar as auxiliares dietéticas sobre como se portar durante a entrega das refeições, evitando o mau humor e ser sempre sorridente e amável. Além de acolher de forma profissional  as reivindicações dos pacientes quanto à alimentação”, explica a nutricionista

A nutricionista Maria do Rosário Gomes explica que, além de desenvolver ações voltadas à humanização e acolhimento, o  Serviço de Nutrição do Hospital também tem a preocupação de avaliar e acompanha todas as etapas do preparo da alimentação até que ela chegue aos pacientes.

A psicóloga  Zilma Bento, membro do Grupo de Trabalho de Humanização(GTH) do HGV, diz que os bons resultados dependem, em grande parte, da capacidade do hospital oferecer  um atendimento humanizado á população. “Para tanto é necessário cuidar dos próprios profissionais da área da saúde, constituindo equipes de trabalho saudáveis”, enfatiza.

Zilma Bento ressalta que o HGV trabalha três dispositivos da Humanização: o acolhimento, direitos e deveres do paciente e a gestão participativa com a implantação do Colegiado Gestor.

Por Fátima Oliveira

Fotos: Solinan Barbosa