Macro Norte realiza 2º encontro para discutir apoio
Nos dias 10 e 11 de outubro, em Erechim RS, foi realizado o 2º encontro para debater sobre o apoio institucional. Participaram do evento os integrantes da Secretaria Estadual de Saúde da equipe georreferenciada na macrorregião norte, trabalhadores da 6ª, 11ª, 15ª e 19ª Coordenadoria Regional de Saúde, integrantes da SESAI do escritório local de Passo Fundo, representantes de alguns municípios apoiados pelas CRS, da Escola de Saúde Pública e consultoras da PNH no estado.
Nestes dois dias, os textos de Gastão Campos serviram como base teórica para a discussão sobre o conceito de apoio. Dentre as ações realizadas, a dinâmica do café com idéias possibilitou aos participantes compartilhar percepções e experiências sobre o tema; a discussão conceitual sobre a função apoio institucional realizando uma retomada histórica do processo de construção deste conceito. A sistematização do trabalho de apoio, que teve o suporte dos textos e a parceria de Elza Falkenbach, possuiu o objetivo de pactuar a continuidade deste trabalho nesta região de saúde.
Algumas reflexões do grupo:
“O apoiador autoriza discursos”;
“O apoio institucional aposta nas potências do coletivo”;
“A dimensão do apoio é não ficar no temático”;
“Horizontalizar o método provoca segurança e disponibilidade para falar”;
“Apoio não deve virar informação e sim provocação”.
Por patrinutri
Que maravilhosas reflexões este coletivo nos deixa por aqui!
Além de estarmos felizes por compartilharmos com os movimentos de Erechim RS, agradecemos as reflexões postas na roda, pois mais do que dar respostas a este desafios mais potente e produtivo é ficarmos com as inquietações que elas produzem em nós.
Para assim com esta potência dos questionamentos mobilizarmos novos coletivos.
Grande abraço,
Patrícia S C Silva
Blumenau SC