04 de Outubro Dia do Agente Comunitário de Saúde (ACS)

11 votos

A profissão de Agente Comunitário de Saúde (ACS) foi criada pela Lei n°10.507, de 10 de julho de 2002, que define seu exercício como exclusivamente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele realiza atividades de prevenção de doenças e promoção de saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas.
Ser Agente Comunitário de Saúde (ACS) é antes de tudo, ser alguém que se identifica, em todos os sentidos, com sua própria comunidade, principalmente na cultura, linguagem e costumes.
Ser agente de saúde é ser povo, é viver dia a dia a vida da comunidade. È ser elo entre as necessidades de saúde da população e o que pode ser feito para melhorar suas condições de vida, é ser a ponte entre a população e os profissionais e serviços de saúde.
São instrumentos de trabalho do ACS: a entrevista, a visita domiciliar, o cadastramento das famílias, o mapeamento da comunidade e as reuniões comunitárias.
O ACS precisa desenvolver habilidades para lidar com o seu tempo, com o excesso de tarefas, com as críticas, com a dificuldade de preservar o seu espaço familiar e o tempo de descanso com a ação de seu trabalho, ou  seja, precisa aprender a separar a sua vida particular com a sua função de agente comunitário.
Devido ao vínculo  com a comunidade os ACS são essenciais nas atividades relacionadas à informação e comunicação em saúde porque  estão inseridos nas comunidades e são indivíduos com os quais o cidadão pode se identificar mais rapidamente, numa relação confiável, característica essencial quando a temática é saúde. Propiciando juntamente com os demais profissionais da Equipe de Estratégia da Saúde da Família (ESF) uma intervenção mais efetiva nos fatores agravantes a saúde do indivíduo.

Visando a valorização destes profissionais o NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) de Guaramirim, promoveu algumas intervenções neste dia.

Dentre as ações propostas estão:

 – Edição comemorativa do jornal Mais Saúde com fotos dos ACS, bem como frases dos próprios ACS com o tema “Ser Acs é …”

jornal_acs_p02.jpg

 – Uma manhã especial com atividades de integração.

2013-10-04_09.07.32.jpg

 – Apresentação das frases ao Secretário da Saúde, bem como convite do mesmo para participar da abertura do evento.

2013-10-04_08.45.04.jpg

 – Entrega de lembrancinhas.

2013-10-03_11.54.09.jpg