GTH da Atenção Hospitalar troca experiências em Seminário Estadual no Piauí
SEMINÁRIO ESTADUAL DE FORTALECIMENTO DOS ESPAÇOS COLETIVOS NA ATENÇÃO HOSPITALAR: GRUPO DE TRABALHO DE HUMANIZAÇÃO (GTH).
(Teresina-PIAUÍ)
A Secretaria de Estado da Saúde – SESAPI através da Superintendência de Assistência à Saúde – SUPAS vem desenvolvendo na rede hospitalar do estado, o Projeto Acolhimento na Atenção Hospitalar que tem como objetivo contribuir para a implantação e fortalecimento da Política Nacional de Humanização – PNH na Atenção Hospitalar, tendo como meta inicial, para o primeiro ano 2012-2013, implantar as Diretrizes Acolhimento com o dispositivo Classificação de Risco e Ambiência em 10 (dez) Hospitais Regionais do Estado do Piauí.
Como ação do citado Projeto, estaremos realizando o SEMINÁRIO ESTADUAL DE FORTALECIMENTO DOS ESPAÇOS COLETIVOS NA ATENÇÃO HOSPITALAR: Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), a ser realizado nos dias 17 e 18 de outubro de 2013 no Diferencial Buffet em Teresina-PI, que vem promover um momento de encontro acolhedor e troca de experiências/conhecimentos entre os Hospitais Regionais, que iniciaram a implantação da PNH na Atenção Hospitalar em 2012.
Estaremos também, convidando outros Hospitais da Rede Estadual, como: Hospital Infantil Lucídio Portela – HILP, Maternidade Dona Evangelina Rosa – MDER, Hospital Getúlio Vargas – HGV, Hospital Areolino de Abreu – HAA, Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela – IDTNP e Hospital da Polícia Militar – HPM, Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí – HEMOPI, que já possuem iniciativas na implantação da Política Nacional de Humanização desde 2006.
Visando a ampliação das ações do Projeto Acolhimento na Atenção Hospitalar teremos como convidados os Hospitais Municipais de: Paulistana, União, Água Branca, Castelo e Itainópolis. Assim como, os Hospitais Estaduais de Corrente e Esperantina.
A SUPAS estabeleceu como meta para 2014 ampliar as ações para 25 Hospitais da rede de atenção hospitalar do estado, sendo de gestão estadual e/ou municipal e em articulação com as redes de atenção à saúde (Rede Cegonha e Rede de Urgência e Emergência – RUE e Rede de Atenção Psicossocial – RAPS).
Com o propósito de trabalhar de forma integrada com as várias áreas desta Secretaria de Saúde do Estado e em articulação com os Hospitais enquanto ponto de atenção das redes de atenção à saúde acredita-se que a implantação da PNH na atenção Hospitalar qualificará a atenção e gestão, visando à melhoria na saúde da população do piauiense.
______________________________________________________________
Secretaria de Estado da Saúde do Piauí – SESAPI
Superintendência de Assistência à Saúde – SUPAS
Projeto Acolhimento na Atenção Hospitalar
SEMINÁRIO ESTADUAL DE FORTALECIMENTO DOS ESPAÇOS COLETIVOS NA ATENÇÃO HOSPITALAR: Grupo de Trabalho de Humanização (GTH)
Teresina (PI), 17 e 18 de outubro de 2013.
APRESENTAÇÃO
O Projeto Acolhimento na Atenção Hospitalar tem como objetivo contribuir para a implantação e fortalecimento da Política Nacional de Humanização – PNH na Atenção Hospitalar, tendo como meta inicial, para o primeiro ano 2012-2013, implantar as Diretrizes Acolhimento com o dispositivo Classificação de Risco e Ambiência em 10 (dez) Hospitais Regionais do Estado do Piauí.
O presente SEMINÁRIO ESTADUAL DE FORTALECIMENTO DOS ESPAÇOS COLETIVOS NA ATENÇÃO HOSPITALAR: Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), a ser realizado nos dias 17 e 18 de outubro de 2013 no Diferencial Buffet em Teresina-PI, vem promover um momento de encontro acolhedor e troca de experiências/conhecimentos entre os Hospitais Regionais, que iniciaram a implantação da PNH na Atenção Hospitalar em 2012.
PROGRAMAÇÃO
DATA: 17 e 18 de outubro de 2013.
LOCAL: Auditório do Diferencial Buffet- Teresina-PI.
Primeiro Dia: 17/10/2013 (das 8h às 17h)
Momento 1:
Das 8h às 08h30minh – Acolhida
Às 09h00min – Abertura
Representações: (MS/SESAPI/CEH)
Homenagem ao Comitê Estadual de Humanização do Piauí
Momento 2:
Mesa 1: 10h ás 12h (Exposição Dialogada)
Temáticas:
Panorama Nacional da Política Nacional de Humanização- PNH (Rep. Ministério da Saúde)
Comunicação e Informação em Saúde (Rep. Estadual)
Debate
Às 12h: 30mim – Almoço
14h (retorno às atividades)
Momento de Descontração
Às 14h15min: Relato de Experiências (Rep. MS/SESAPI)
1° São Raimundo Nonato – Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz
2° Bom Jesus – Hospital Regional Manoel de Sousa Santos
3° Uruçuí – Hospital Senador Dirceu Arcoverde
4° Picos – Hospital Regional Justino Luz
5° Floriano – Hospital Regional Tibério Nunes
Comentário de Expertises
17hmin: Encerramento (Coffe Break)
Segundo dia: 18/10/2013 (das 8h às 13h)
Às 08h – Momento de descontração
Às 8h30min – Palestra: Ouvidoria (LAI) – Lei de Acesso a Informação
Às 9h15min – Relato de Experiência
6° Valença- Hospital Regional Eustáquio Portela
7° Oeiras – Hospital Regional Deolindo Couto
8° Campo Maior- Hospital Regional de Campo Maior
9° Piripiri – Hospital Regional Chagas Rodrigues
10° Parnaíba- Hospital Estadual Dirceu Arcoverde
– Entrega de Banners
Encerramento
– Almoço
EQUIPE:
Antonio Alves
Elenice Rodrigues Macedo
Elisabete Trajano
Felipe Nogueira
Ioli Piauilino
Jesus Dias
Joana D’arc da Cruz Nascimento
Leidimar Alencar
Lourival Filho
Miriam Lages
Rosário Soares
CONHEÇA TODAS AS TEORIAS, DOMINE TODAS AS TÉCNICAS, MAS AO TOCAR UMA ALMA
HUMANA SEJA APENAS OUTRA ALMA HUMANA” (Carl G. Yung)
PARCERIAS:
Ministério da Saúde
Comitê Estadual de Humanização do Piauí – CEH
SESAPI – DUGP/Gerência de Desenvolvimento e Qualificação
Por Fatima Oliveira-Hospital Getúlio Vargas-Pi
O Encontro será mais um momento de diálogo e construção coletiva da cidadania. A programação ficou muito interessante, principalmente porque pela, primeira vez, junto com gestores de hospitais, será discutido e debatido um tema importante, como a comunicação em saúde. Muito bom!
Estaremos lá, contribuindo,
bjs,
Fátima Oliveira
Apoiadora PNH/HGV/PI