Desenvolvimento de pessoas em Gestão da Humanização

10 votos

O Núcleo Técnico e Científico de Humanização (NTH), responsável pela coordenação da Rede Humaniza da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo do Hospital das Clínicas (FMUSPHC), promoveu ao longo do mês de setembro o curso de “Desenvolvimento em Gestão da Humanização”. O objetivo foi habilitar os coordenadores e colaboradores dos Grupos de Trabalho de Humanização (GTH) para o modelo de gestão desenvolvido para o gerenciamento da humanização nas unidades descentralizadas que formam o Sistema FMUSPHC.

Desde sua criação, em 2012, o NTH tem atuado no sentido de empreender as políticas institucionais para a humanização na assistência e no ambiente organizacional, tendo como norte as diretrizes da Política Nacional e da Política Estadual de Humanização. Para tanto, além da estrutura participativa da gestão em Rede, era evidente a necessidade de se adotar uma metodologia comum para gerenciamento da humanização, tangibilizando o conceito e desenvolvendo instrumentos e indicadores que possibilitassem evidenciar o trabalho de forma mais objetiva e transformadora.

Para atender este propósito o NTH criou um “Guia Técnico-político para o Desenvolvimento da Humanização das Práticas de Saúde”, material de apoio para a Gestão da Humanização. Esse guia foi apresentado e discutido com o público do Curso para aprimorar definições, classificações e propostas de utilização do instrumento a partir da contribuição dos coordenadores dos GTHs da Rede.

O curso de “Desenvolvimento em Gestão da Humanização”, teve como conteúdo programático:

• Conceitos, políticas e metodologia da humanização.
• Humanização no Sistema FMUSPHC.
• Classificação dos dispositivos e ações de humanização.
• Estratégia de mapeamento institucional das ações de humanização.
• Indicadores e avaliação da cultura institucional de humanização.

guia.png

As discussões decorrentes dos encontros, além de muito enriquecedoras, serviram também para a lapidação final do modelo de gestão, e a construção coletiva de um padrão institucional de trabalho para a humanização mais coerente e adequada à realidade dos institutos e hospitais auxiliares que compõem o Sistema FMUSPHC.

dsc00363.jpg

dsc00366.jpg

Dra. Izabel Rios, coordenadora do Núcleo Técnico e Científico de Humanização e da Rede Humaniza FMUSPHC, durante aula expositiva do Curso de Desenvolvimento em Gestão da Humanização.

 

Cursos nesse modelo serão periodicamente realizados pelo NTH, capacitando pessoas interessadas em coordenar Grupos de Trabalho de Humanização. Para o ano de 2014 está previsto um curso de especialização em Humanização a realizar-se na Escola de Educação Permanente – HCFMUSP. Para mais informações, acompanhe nosso site.

Por: Dra. Izabel Rios e Pedro Resende

Núcleo Técnico e Científico de Humanização | Diretoria Clínica do HCFMUSP
Contatos – Telefone: 2661-2417 | E-mail: [email protected]
Site: https://www.hcnet.usp.br/humaniza

Facebook: https://www.facebook.com/RedeHumanizaFMUSPHC