A SAÚDE OCUPACIONAL NO ACOLHIMENTO AO SERVIDOR DE SAÚDE

10 votos

A SAÚDE OCUPACIONAL NO ACOLHIMENTO AO SERVIDOR DE SAÚDE

Jurema Costa dos Santos
Giselda Adames Brkanitch

Instituto de Cardiologia 
São José – Santa Catarina

Diretriz: A saúde do trabalhador no ambiente de trabalho.
 
  O Instituto de Cardiologia é uma unidade hospitalar referência no Estado de Santa Catarina em procedimentos de alta complexidade cardíaca e vascular. Está instalado dentro do Hospital Regional de São José, onde possui 108 leitos para  atendimento do usuário do SUS, somando um total de 568 servidores. Em 2011 foi implementada a Saúde Ocupacional, com ações voltadas ao servidor desta Instituição.
A Saúde Ocupacional do ICSC busca seu diferencial no atendimento ao servidor, fazendo-o sentir-se parte integrante e importante na tarefa de atender de maneira qualificada e humanizada às necessidades das pessoas de uma forma geral.
Um dos dispositivos de maior relevância da Política Nacional de Humanização (PNH), do Sistema Único de Saúde (SUS), é o acolhimento como principal ferramenta para o atendimento das necessidades humanas, na busca do bem-estar físico, mental e social de cada indivíduo. Acolher significa receber, dar ouvidos, dar crédito, atender alguém.
Neste contexto, a Saúde Ocupacional do ICSC desenvolve suas atividades estreitamente alinhada àquela diretriz e ao dispositivo de acolhimento da PNH.  Deste modo, enfatiza ações que iniciam com a recepção do servidor  em local adequado, procedendo então com a escuta qualificada da problemática que este apresenta, encaminhando-o para consulta médica e exames periódicos. Trabalha também no sentido de orientá-lo quando da necessidade deste realizar consultas em outras especialidades médicas ou exames diversos, graças à importante parceria pactuada com o HRSJ, entre outras instituições e cooperadores, fazendo o acompanhamento continuado dos resultados destes atendimentos junto ao servidor, até o alcance da melhor solução possível para cada caso.
Estudos dos dados estatísticos mostram que na sua origem, ocorrida no segundo semestre de 2011, a Saúde Ocupacional já havia realizado 1.710 atendimentos. Este número cresceu significativamente durante o ano de 2012, chegando a um total de 2.163 servidores que procuraram este setor em busca dos mais variados tipos de soluções.
  Importante salientar que, ainda no mês de setembro do corrente ano, pela diversidade de situações que busca solucionar, a equipe multiprofissional já acolheu 3.226  profissionais que tem se beneficiado importante tipo de serviço. 
Justifica-se o aumento desta demanda, em razão de o servidor sentir-se acolhido, valorizado, respeitado e amparado em suas necessidades, sejam de ordem orgânica ou emocional e  deste modo, saber poder contar com este serviço, para nortear-lhe as decisões  relativas aos cuidados com a sua saúde e bem geral.
Para atender este crescente, e na busca de soluções para os problemas apresentados, a equipe multiprofissional da Saúde Ocupacional do ICSC realiza semanalmente encontros para discussão de caso relativo aos servidores, com o aparceiramento dos profissionais da Perícia Médica da SES, promove reuniões internas com as chefias de setores para melhor alocação ou remanejamento  do servidor que apresentar dificuldades físicas ou emocionais no desempenho de suas atividades laborais. Também planeja e executa visitas domiciliares ao servidor afastado por licença médica, entre outros motivos e desenvolve práticas e projetos com o objetivo de incentivar os cuidados com a saúde  de cada um.
Esta são algumas medidas que visam incentivá-lo a buscar uma melhor qualidade de vida, não só no seu trabalho, como no contexto social onde este está inserido, visando a manutenção do equilíbrio físico, mental e social de cada indivíduo.