PNH na Frente Estadual da Luta antimanicomial de São Paulo

12 votos

foto_01_3.jpg

Nos dias 18, 19 e 20 de outubro, aconteceu em Campinas o Encontro estadual da luta antimanicomial de São Paulo.

O evento se deu na Fazenda Roseira, onde fomos calorosamente recebidos e alimentados. A fazenda é a "sede da antiga fazenda cafeeira da elite campineira que é preservada pela Comunidade Negra na cidade de Campinas.Através de uma paisagem que reúne arquitetura, reserva ambiental e patrimônio imaterial cultural a sede semanteém através das práticas da Comunidade Jongo Dito Ribeiro e outros modos de fazer e de conviver de nossas raizes negras. É um espaço de resistência, cultura, conhecimento e encontro na cidade de Campinas." (Casa de Cultura Afro, Fazenda Roseira) https://casadeculturafazendaroseira.blogspot.com.br/

foto_04.jpg

Além de usuários, gestores e trabalhadores, estiveram presentes diferentes movimentos socias, associações, Frentes, Fóruns, Conselhos profissionais e a representantes da Política Nacional de Humanização.

Esse foi um importante e histórico momento para os militantes da reforma Psiquiátrica reunirem-se para avaliar seus movimentos, ler cartas abertas,  compartilhar suas experiências, identificar e planejar futuras ações.

foto02.jpg

O encontro girou em torno de plenárias, grupos de trabalho temáticos, reuniões da Frente da luta antimanicomial e atividades culturais

A PNH teve participação por meio de representantes da frente de Mobilização Social e Rede humanizaSUS, tanto na mesa de abertura quanto na reunião estratégica da Frente da luta antimanicomial. Representantes dessa frente foram convidados a cadastrarem-se  e fazerem usos estratégicos na rede humanizaSUS e a compor a Frente de Mobilização Social organicamente, para construir conosco discussões em defesa de um SUS mais humano e democrático.

foto03.jpg

Tivemos a oportunidade de mais uma vez testemunhar a força e a potencia da ação coletiva, que se expressava no trabalho conjunto, na música, na força dos debates. Um espaço forte em defesa da vida e do direito à saúde em liberdade.

Parabéns aos organizadores do evento e obrigada pela oportunidade de compartilharem conosco esse momento!