Roda de conversa sobre Humanização na PUC de São Paulo

11 votos

1385125_3543597484170_850405601_n-1.jpg

No dia 23 deste mes, conversamos em roda com os alunos do quarto ano do curso de Serviço Social da PUC de São Paulo sobre a humanização e o SUS.

Trata-se de um grupo afiado nos conhecimentos sobre o SUS. Instigados sempre a pensar criticamente pela professora Maria do Socorro Reis Cabral, reconhecida militante no campo do trabalho de serviço social na saúde em São Paulo. E uma baiana arretada na defesa da saúde pública.

O grupo encantou-se pelo modo de fazer da PNH, marca singular da política, que age por contágio, recusando as verticalidades e em seu lugar experimentando a potência da lateralização de sujeitos, agrupamentos e práticas a partir de seu mais concreto acontecimento.

1385537_3543576643649_226472789_n.jpg

Juntos pudemos passear pelos modos de conceber o processo de humanização presentes hoje no imaginário social. Das atitudes humanitárias no domínio das relações interpessoais, modo idealizado e abstrato, distante das reais necessidades de produção de saúde dos cidadãos, passamos a conversar sobre a atitude ética proposta pela PNH.

Uma ética viva, praticada "no chão" dos serviços de saúde. Inflexão necessária e radical nos conceitos de humanização vigentes e promovida pela força do método da tríplice inclusão: inserção dos sujeitos, dos coletivos e dos analisadores sociais na criação dos cuidados humanizados.

A RHS agradece a oportunidade da produção deste encontro com a universidade, espaço estratégico para a construção e ativação de atitudes ético-estético-políticas no campo da saúde.