Caderneta de Vacinação associada a Saúde Bucal

13 votos

Título: Caderneta de Vacinação associada a Saúde Bucal

Autores: Giovane Terezinha da Silva (Técnica de Enfermagem)
                 Elaine Giacomini Bernardi (Cirurgiã Dentista)

Cidade: Itapoá SC

Unidade de saúde: ESF Itapoá

Diretrizes e Dispositivos: Acolhimento nas Praticas de Produção a Saúde

Nossa experiência está acontecendo no ESF Itapoá desde o mês de abril de dois mil e doze.

      OBJETIVO
      Vincular as datas das VACINAS DE ROTINA às visitas periódicas ao DENTISTA, consideramos uma excelente maneira de diagnosticar precocemente a cárie dentaria e identificar o grupo de risco à cárie dentária, tanto da criança quanto da família.

      Nosso objetivo é prevenir a cárie dentária e outras patologias bucais associando as datas de vacinas as consultas odontológicas. De acordo com o histórico da rotina da criança, inserido na rotina familiar, diagnosticar o grupo de risco à cárie dentária(alto, médio e baixo risco ).                                   

      METODOLOGIA
      Vincular as datas de vacinas as consultas periódicas ao dentista.
Avaliar os hábitos alimentares (aleitamento materno exclusivo, aleitamento misto, amamentação noturna, uso de açúcar e outras substancias adicionadas ao leite, número de refeições diárias) e hábitos deletérios (chupeta, dedo).

      Registrar na caderneta de vacinas da criança as orientações recebidas referentes aos hábitos alimentares, hábitos de higiene, possíveis mudanças na rotina diária familiar e dar  ênfase as datas de retorno das consultas.

       Confecção de uma CADERNETA ODONTOLÓGICA que fica arquivada junto com a 2ª VIA da CADERNETA DE VACINA (arquivada na Unidade)  servindo de controle interno de frequência e retorno.

       Confecção de um informativo com orientações direcionadas à família.

       O publico atendido são as crianças vacinadas na unidade.
Após a vacina a criança é encaminhada a uma consulta odontológica com a dentista da unidade. É realizado o exame bucal da criança e a mãe ou acompanhante recebe todas as orientações de  a higiene oral, alimentação e cuidados específicos com os hábitos deletérios, sempre de acordo com a faixa etária da criança e a fase de desenvolvimento em que ela se encontra.

       ANÁLISES E CONSIDERAÇÕES
      A supervisão periódica da higiene bucal é fundamental para a prevenção da cárie dentária. Concluímos que, associar as vacinas  da criança ás consultas ao dentista é a melhor forma de controlarmos a assiduidade e garantirmos a presença constante das crianças na Unidade de Saúde para cuidados essenciais da saúde bucal.