CONVERSANDO SOBRE SAÚDE

13 votos

Título: CONVERSANDO SOBRE SAÚDE
Autora: Maike Lia Fadl de Krausser

Cidade: Blumenau – SC

Diretrizes e Dispositivos relacionados ao trabalho: Projeto Terapêutico Singular e Projeto de Saúde Coletiva.

RELATO
Sou farmacêutica pública no município de Blumenau há mais de doze anos, e
tenho uma preocupação recorrente sobre o uso correto e adesão ao tratamento dos pacientes crônicos que utilizam vários medicamentos. Procedo à dispensação, buscando esclarecer todas as dúvidas pertinentes e identificando cada medicamento em sacos individualizados, inclusive com desenhos, caso o paciente não saiba ler.

Nesse momento, além da dúvida se ele realmente compreendeu a finalidade de cada medicamento, observava que a maioria deles se apresentava descontente e mesmo descrente com sua condição de saúde.
Assim, em fevereiro de 2012 organizei um grupo posteriormente denominado
“Conversando sobre Saúde” com a finalidade de permitir a interação entre os pacientes que utilizam vários medicamentos, bem como disponibilizar a compreensão do modo de ação desses e sua interação com outros medicamentos e com alimentos. O grupo se reúne uma vez por mês, durante cerca de duas horas. A partir de 2013, passaram a serem abordados os temas que foram escolhidos pelo grupo ao final do ano anterior.
Para explanar e discutir os temas, recebemos diferentes profissionais, que atuam ou não na mesma instituição: farmacêutico, fisioterapeuta, médico, nutricionista, educador físico, podólogo, psicólogo, fonoaudiólogo, entre outros.
Quando o grupo iniciou, em março de 2012, quatro pessoas participaram do
encontro. Em outubro de 2013, estamos com vinte e dois inscritos, sendo que os participantes iniciais permanecem ativos no grupo.
No primeiro encontro do ano repasso-lhes um cronograma com todas as datas
previstas dos encontros do ano em curso. Os temas escolhidos a serem abordados ainda não estão definidos por data, pois dependo dos palestrantes a serem contatados.
Mensalmente, confecciono convites em formato de lembretes com o nome do
grupo, data do encontro, tema e palestrante com respectiva profissão, horário, local e telefone de contato e deixo-os sobre o balcão da farmácia, passando a estender o convite aos pacientes, familiares e cuidadores a quem são dispensados medicamentos. Também elaboro um ou dois convites em formato A4 para anexar no mural e no vidro do balcão da farmácia, com as mesmas informações. Na semana da reunião, ligo para cada participante já cadastrado do grupo, lembrando-lhe da reunião.
Cada integrante possui sua ficha própria com nome, endereço, telefone, quais
patologias tem, quais medicamentos utiliza, se é ou não aposentado, qual era sua profissão e o que gosta de fazer nas horas de lazer.
Observa-se grande interação entre os participantes e também destes com os
palestrantes. Nas trocas de ideias, percebe-se que houve acréscimo de conhecimentos de palestras anteriores, que acabam sendo trazidas pelos participantes nas próximas palestras.
Próximo passo será registrar a participação de cada um em seu respectivo
prontuário. Embora ainda não tenha constatado se houve diminuição das medicações prescritas por paciente, houve com certeza diminuição dos manifestos negativos quanto à sua condição de saúde. Além disso, intensificou-se a relação paciente e profissional de saúde, passando a sentirem-se acolhidos, respeitados e cuidados, aumentando o vínculo com a Unidade de Saúde.