As mulheres e o SUS

15 votos

 

as_mulheres_e_o_sus_1.jpg

A União Brasileira de Mulheres (UBM) abre inscrições gratuitas para o seminário do projeto “Ouvir a Mulher: Um Novo Significado à Participação”, que será realizado pela UBM em parceria com o Ministério da Saúde por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS (DOGES/SUS) e o Departamento de Apoio à Gestão Participativa (DAGEP/SUS). As inscrições são gratuitas e voltadas para conselhos de saúde, entidades de mulheres e ouvidorias locais.

O primeiro seminário acontecerá entre os dias 9 e 10 de novembro, em Curitiba (PR), e será destinado a conselhos de saúde, entidades de mulheres e ouvidorias locais, com o objetivo de monitorar e avaliar o acesso aos serviços de saúde ofertados pelo SUS para as mulheres. Para fazer a inscrição é preciso enviar dados para o e-mail: [email protected].

O objetivo principal do Seminário “Ouvir a Mulher: Um Novo Significado à Participação” é qualificar a ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS), estimular a gestão participativa e ampliar o controle social relacionado à política de atenção integral à saúde da mulher. Os seminários também têm como finalidade ouvir as usuárias do SUS sobre o acesso e qualidade da atenção à saúde das mulheres, ampliar o debate sobre a garantia de direitos, além de fortalecer a cultura da participação social das mulheres na efetivação de políticas e projetos para a educação das/os trabalhadoras/es na saúde.

Por que ouvir a mulher? – De acordo com dados da pesquisa realizada em 2010 pela Ouvidoria Geral do SUS, órgão ligado ao Ministério da Saúde, verificou-se – por meio da URA (Unidade de Resposta Audível) – que 23,9 % dos atendimentos referem-se a “doenças e orientações de saúde”. Nessa categoria, 43% (548.912 atendimentos) estão relacionados à saúde da mulher.

Segundo a coordenadora nacional do Projeto, Matsuko Barbosa, as mulheres têm acessado essas ferramentas em busca de informações, mas é preciso promover a melhoria dos canais de comunicação do SUS com a sociedade. “Temos que trabalhar para a garantia e ampliação das políticas públicas em relação à saúde da mulher. Para isso, é necessário fortalecer o controle social das atuais políticas nessa área. O seminário passa pela discussão da efetivação do SUS e dos direitos sexuais e reprodutivos. Mas também quer ouvir as mulheres, apoiar aquelas em situação de violência – que necessitam de uma comunicação mais humanizada – e ampliar o debate sobre o acesso, com qualidade, aos serviços voltados às mulheres gestantes. A UBM convida todos e todas a participarem desse projeto que defende o direito da mulher ter voz e ser ouvida com atenção e eficiência pelos gestores públicos”, convida Matsuko.

O projeto “Ouvir a Mulher: Um Novo Significado à Participação” contará também com a realização de seminários em Fortaleza (CE), que acontecerá entre os dias 22 e 24 de novembro, e Manaus (AM), com data prevista para 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro. Ao final do evento, serão entregues certificados de participação.

PROGRAMAÇÃO CURITIBA
Dias: 8, 9 e 10 de novembro
Local: Hotel  Golden Park Curitiba (Rua Mariano Torres, 951-2 – Centro – Curitiba – PR).

009.jpg

 

Inscrições:

[email protected] | 41 8853 8867 (com Matsuko Barbosa)

Mais Informações através do Blog: ouviramulher.blogspot.com.br