Notícias do Encontro Regional de Humanização do parto e nascimento

19 votos

 

Aconteceu sexta feira, dia 08 de novembro, em Campinas o I Encontro regional pela humanização do parto e nascimento – "É possível um parto humanizado no sistema de saúde brasileiro?"

O evento aconteceu na estação Cultura e terminou com mais de 400 pessoas inscritas, entre elas, usuários, estudantes, gestores e trabalhadores da rede de saúde. Foi uma organização do Fórum pela humanização do parto e nascimento de Campinas, um espaço composto por mães, grupos de apoio a maternidade ativa, associação de doulas, representantes da REHUNA, instituições de ensino e movimentos sociais.

Na mesa de abertura estiveram presentes representantes das três das maternidades públicas de Campinas,  secretaria municipal de saúde e Ministério da Saúde.

2013-11-08_09.27.43.jpg

O evento contou com três mesas redondas, todas elas com discursos emocionados de relatos de parto por  doulas e gestantes que tiveram experiências positivas e negativa no SUS

A primeira mesa, moderada pela enfermeira prof. Dr Antonieta Keiko, tinha como tema "O que é o parto humanizado?", contando com as palestrantes, Gislene Nogueira (gerente da área de Recursos Humanos do Hospital Sofia Feldman-MG), que nos mostrou a partir de uma experiência prática, que é possível uma instituição humanizada de assistência ao parto e nascimento no SUS, além de Esther Vivela, que emocionou-se, e encantou toda a plenária com uma intensa apresentação sobre a Rede Cegonha, incluindo seus princípios, avanços, desafios, mas principalmente, o que inspira isso tudo, que é a transformação da realidade de parto e nascimento de milhares de mulheres e bebês. Durante essa mesa, agradecemos também a participação em todo evento de Etiane Araldi, representante da Frente de Mobilização Social da Política Nacional de Humanização- MS.

1450337_752819824734396_1270172222_n.jpg

A segunda mesa, discutiu "O cenário atual do parto e nascimento no Brasil", com a participação  de Ligia Moreiras Sena (autora do blog “A cientista que virou mãe), discutindo as intervenções desnecessárias no parto e a violência obstétrica; a neonatologista Ana Paula Caldas, falando sobre as intervenções desnecessárias no nascimento e a violencia na recepção do bebê; e a médica obstetra prof. da UFSCar, Carla Polido, que brilhantemente discorreu sobre a epidemia de cesáreas no Brasil e o parto transformado num evento cirúrgico. O tema da medicalização da vida e dos seus processos naturais foi o eixo central da mesa, com participações emocionadas da platéia e a generosa mediação do Prof. Dr. Gustavo Tenório Cunha, do Depto de Saúde Coletiva/Unicamp.

2013-11-08_14.16.52.jpg

A terceira mesa, mediada por Sabrina Ferigato, (membro do Fórum de Humanização do parto e nascimento e consultora Rede HumanizaSUS) discutia "A importância da ampliação da equipe para a humanização do parto”. Esse debate contou com a participação de Ruth Osawa (enfermeira e professora do curso de Obstetricia da USP), que falou sobre  a atuação da enfermeira obstétrica/obstetriz na assistência ao parto de baixo risco; além das doulas Lucia Caldeyro Stajano (grupo Dar a Luz/REHUNA) e Leyla Cerasoli (grupo Lua Nova), resgatando a historia da atenção ao parto e nascimento e o papel da doula, a ação da Rehuna e apresentando em ato técnicas e dispositivos da atuação das doulas no acompanhamento ao parto, pré parto e puerpério.

A mesa encerrou-se unindo a ação de cuidados individualizados e singulares à potência de ação coletiva com a fala do médico e vereador Pedro Tourinho, que é participante do Fórum e autor da lei municipal em tramitação, a Lei das doulas que visa a garantia da entrada da doula nas nossas maternidades.

2013-11-08_16.30.18.jpg

Além das mesas, o evento teve uma linda programação cultural, que contou com a apresentação de dança "Dentro de Mim" com filha e mãe, Elis e Larissa Carpintero, e também uma inspiradora exposição fotográfica com registros de parto do Além D'Olhar fotografias, no click sensível de Vivian Scaggiante.

1017502_752819974734381_1314358099_n.jpg

2013-11-08_17.43.59.jpg

Regadas ao sabor de um delicioso café com bolos, pães caseiros, compotas e sucos naturais durante todo o evento, experimentamos sabores e saberes, encontros de diferentes concepções e gerações

rhs_2.jpg

Não poderia faltar uma pitada de arte e cor no corpo, para isso, preparamos no cantinho do auditório um cantinho de pintura de papéis e barrigas, onde as crianças, mesmo não barrigudas puderam se divertir com suas mães.

2013-11-08_14.41.23_0.jpg

Todas essas cores, delícias, idéias e debates serviram como um catalizador para qualificar a formação política das pessoas ali presentes, para empoderar o público predominantemente feminino, para unir forças, incomodar, provocar, afetar, transformar…

Um evento que fortaleceu sobretudo a ação política do Fórum de humanização do parto e nascimento de Campinas, que seguira seu curso, com mais e mais desejo de mudanças!

1451318_752819841401061_723585197_n_0.jpg