OFICINA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE MEDIADORES E EDUCADORES POPULARES – EDPOPSUS

11 votos

formacao_edpopsus4_0.jpg

Com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da atuação dos profissionais das equipes de atenção básica em saúde, em especial, dos agentes comunitários de saúde e agentes de controle das endemias, teve início quinta e sexta feira (07 e 08/11), no Hotel Mareiro, em Fortaleza, a Oficina de Formação Pedagógica de Mediadores e Educadores Populares. A oficina contou com a participação dos selecionados e suplentes – mediadores e educadores populares, do Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde, realização da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), em parceria com a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS.

formacao_edpopsus3_0.jpg

Em suas premissas, a oficina, que terá continuidade nos dias 22 e 23 de Novembro, busca promover a “Harmonização conceitual e metodológica do “EdpopoSUS”, na perspectiva do desenvolvimento das práticas educativas, de mobilização social, promoção da saúde e promoção da equidade, tendo como referencial político-metodológico a educação popular em saúde.

formacao_edpopsus2_0.jpg

Na programação da tarde do dia 07/11, as Cirandas da Vida e a “Cenopoesia como disparadora das reflexões”. Foram dois dias, em sua primeira etapa, que apontaram para grandes potências e desafios que visam fortalecer as práticas educativas no SUS, através da Política Nacional de Educação Popular em Saúde. “Desse modo, o Curso de Educação Popular em Saúde, na modalidade presencial com momentos de conexão virtual, constitui-se em uma estratégia fundamental da Política Nacional de Educação Popular em Saúde, cujas propostas apontam para transformações do trabalho em saúde, para que o mesmo seja lugar de atuações críticas, reflexivas, propositivas e compromissadas”.

formacao_edpopsus5_0.jpg

A coordenadora Estadual do EdpopSUS, no Estado do Ceará, Rocineide Ferreira demonstrou muita alegria e confiança nos resultados que espera serem alcançados, pela motivação, compromisso e engajamento de todos.