III ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE DA ANEPS-CE

13 votos

cartaztamanhopequeno_0_1.jpg

Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde – ANEPS, em articulação com a Estratégia Cirandas da Vida, realizará nos dias 18 e 19 de Novembro, no Centro de Formação Frei Humberto, à Rua Paulo Firmeza, 445 – Tauape, em Fortaleza,  o III Encontro Estadual de Educação Popular em Saúde.
A realização do III Encontro Estadual de Educação Popular em Saúde, além das Cirandas da Vida (vinculada à Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, da Secretaria de Saúde de Fortaleza), envolve ainda a parceria com os Conselhos Estadual (CESAL) e Municipal de Saúde de Fortaleza (CMSF) e o Ministério da Saúde.
O encontro é um dos resultados da Caravana da Equidade e Educação Popular em Saúde, que circulou em 20 municípios do Estado do Ceará, como ação de sensibilização e mobilização para a implantação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde.
A Circulação da Caravana com os círculos de cultura e a cenopoesia, caminhos metodológicos da educação popular, vislumbrou várias possibilidades para implementação desta política no âmbito do Ceará, mapeou atores e experiências nos municípios, várias delas com vínculos anteriores à construção da ANEPS. Esse processo está sendo sistematizado sobre as linguagens de vídeos e cadernos pedagógicos que serão lançados durante o encontro.
Desta forma, o encontro espera possibilitar discutir e propor as principais estratégias para implementação da política de educação popular em saúde, no estado e nos municípios do Ceará; potencializar a inclusão dos atores e as experiências existentes nessa construção; elaborar e indicar uma proposta de composição para representação da Educação Popular no comitê estadual de políticas de promoção da equidade e educação popular em saúde e, ampliar o campo de atuação da ANEPS no Ceará.
O protagonismo da ANEPS-CE e da Estratégia Cirandas da Vida na construção da Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEP-SUS) é hoje uma referência importante, fato que confere maior responsabilidade na construção desta política no Ceará, no sentido de continuar protagonizando a inclusão da educação popular nas políticas públicas de saúde, sempre no diálogo com o conjunto dos atores do SUS, ou seja, gestores, trabalhadores, instituições formadoras, controle social e movimentos populares.