Porque as Semanas de Humanização no HILP

13 votos

semana_14.jpg

Quando iniciamos a  implantação/implementação da humanização nos processos de cuidado no hospital Infantil Lucído Portella, em Teresina, a priori,  surgiu a necessidade da sensibilização e mobilização de todo o hospital em torno da temática. Inicialmente, foi idealizado o dia “D da humanização” , incluindo várias ações, como, palestras, rodas de conversas e panfletagem sobre o assunto com os trabalhadores, gestores e usuários do hospital, e até mesmo a decoração do hospital.

O hospital cresceu e nos anos seguintes, o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) entendeu que apenas um dia de mobilização já não era suficiente. Coletivamente, foi pensada a proposta da realização das semanas de humanização, com o intuito de ampliar  o debate, agregando outras ações como oficinas, e compartilhamento das iniciativas bem sucedidas, envolvendo a participação de outros atores que fazem o SUS noutras unidades de saúde. Na terceira oficina, participaram alguns profissionais do Hospital Albert Sabin de Fortaleza-Ce, um dos pioneiros da humanização no cuidado hospitalar, para falarem das suas iniciativas de humanização e os modos de fazer. Dessa articulação, surgiu o convite para alguns dos nossos trabalhadores fazerem um estágio nesse hospital, uma experiência muito rica que colaborou para a qualificação dos nossos profissionais e fortalecimento do  processo de humanização no hospital.

Os eventos sem dúvida tem disparado importantes movimentos de discussão, de reflexão nas práticas de atenção e de gestão no hospital, contribuindo para a qualificação dos serviços ofertados.

Neste ano (2013), realizamos a VII Semana de Humanizaçãol, no período de 23 a 25 de outubro. Optamos por um evento, que além do protagonismo dos usuários, valorizasse  também a saúde dos trabalhadores. Além de rodas de discussões sobre os processos de trabalho, palestras com foco nas questões de biossegurança, trabalho em equipe, dentre outros temas, também foi disponibilizado aferição de Pressão Arterial, teste glicêmico e teste rápido de HIV para os trabalhadores.

A humanização das práticas de cuidado e de gestão é uma ação contínua, e impõe a implementação de uma proposta educativa dinâmica, que fortaleça a incorporação de atitudes de mudanças nos modos de fazer.

semana_3.jpg

                                                                   semana_10.jpg semana_13.jpg

semana_5.jpgsemana_6.jpg

semana_7.jpg semana_8.jpg

semana_2.jpg

semana_9.jpg semana_4.jpg