LAPPIS QUER SABER QUEM SÃO OS APOIADORES DO BRASIL

14 votos

pesquisa_apoio2.jpgDesde o ano passado, o Lappis e o Departamento de Ações Programáticas Estratégias/Dapes, estão desenvolvendo a pesquisa “Áreas Programáticas e direito à saúde: construção da integralidade no contexto do apoio institucional”. Para a coleta de parte das informações do estudo, o Lappis está realizando o mapeamento nacional para gerar conhecimento sobre quem são os apoiadores no âmbito da saúde, onde estão e quais são seus itinerários formativos.

A ação está sendo feita através de um questionário eletrônico, disponível no site do Lappis, a ser preenchido, virtualmente e individualmente, por todos aqueles que se reconhecem no exercício da função de apoio. A ferramenta contribuirá para o compartilhamento de ideias que fortaleçam o apoiador e sua relação com as políticas e programas do Sistema Único de Saíde/SUS.

“O Lappis está coletando o máximo de informações sobre os apoiadores no Brasil para, assim, contribuir com a produção de conhecimento sobre as atividades de apoio articuladas à integralidade em saúde”, explica o gestor de projetos do Lappis, Julio Evo.

Se você se identifica como apoiador no contexto da saúde, contribua com a Pesquisa Apoio. Ajude-nos a conhecer melhor o trabalho do apoiador no território nacional, se cadastrando e respondendo o questionário eletrônico. Caso não tenha concluído o preenchimento, finalize-o. Para terminar de responder as perguntas, basta acessar a área restrita do mapeamento da pesquisa.

Sobre a Pesquisa Apoio

A pesquisa “Áreas Programáticas e direito à saúde: construção da integralidade no contexto do apoio institucional” quer conhecer e mapear atividades de apoio, mobilização, articulação, interlocução e mediação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), para tentar conhecer melhor o trabalho do/a apoiador/a no território nacional e buscar uma compreensão dos mecanismos de inserção do apoio.

Em abril de 2013, foi lançada uma convocatória para mapear os atores/autores (usuários, gestores e trabalhadores) e suas práticas, na interface com o direito à saúde, integralidade, formação, gestão dos processos dos trabalhos, redes sociais de cuidado e redes de atenção à saúde. Dessa convocação, foram selecionados 10 relatos, garantindo as cinco regiões do Brasil, para a pesquisa de campo.

Atualmente, os/as pesquisadores/as estão visitando as unidades de saúde das experiências selecionadas para observação científica. A sistematização dos resultados do estudo será a principal fonte para a documentação científica inédita de teorização sobre as experiências de apoio e sua articulação com as áreas programáticas no que concerne à garantia do direito à saúde e a integralidade do cuido, mediante a publicação de livro, artigos e coletânea própria, considerando os relatos selecionados.