Comissão da Verdade da Reforma Sanitária se reúne no CBCSHS

10 votos

comissao_da_verdade_2.jpgNa pauta estiveram a apresentação e discussão sobre o site, além dos instrumentos que serão utilizados pelo grupo, como o sistema de informação e o Observatório Repressão, Trabalho e Saúde.O lançamento oficial da Comissão da Verdade da Reforma Sanitária acontece no sábado, dia 16 de novembro, às 08h30, no Auditório 33 da UERJ. A presidente da Comissão, Anamaria Tambellini, afirma que o grupo já está em ação, em fase de definições e ajustes.

“Vamos trabalhar nos casos de direitos humanos com trabalhadores de saúde em qualquer frente, para registrar violações no período de estudo de 1964 a 1985.  Queremos saber o que aconteceu na vida dessas pessoas tanto na perspectiva do violado quanto dos trabalhadores que atuavam ao lado da repressão”, explica a pesquisadora Anamaria Tambellini, acrescentando que pretendem incluir desde cooperativados até pessoas que na época tinham outras ocupações mas que hoje sejam profissionais de saúde.

O portal da Comissão, que está em processo de homologação, abrigará as informações institucionais (membros, integrantes, grupos de trabalho, metodologias utilizadas), matérias da imprensa sobre o tema e o banco de dados das pessoas que sofreram violações.

 
O protótipo do sistema de informações foi apresentado pelo pesquisador Marcel Pedroso, do ICICT/Fiocruz, que fez esclarecimentos sobre a entrada dos relatos e apontou para a necessidade de definições nas categorias cadastradas – os tipos de violações sofridas. O sistema segue o mesmo padrão de registro dos depoimentos e testemunhos da Comissão Nacional da Verdade e será responsável por receber, armazenar e organizar dados e informações apurados nas pesquisas dos casos.

O Observatório Repressão, Trabalho e Saúde, desenvolvido pelo grupo de trabalho da Comunicação, pretende fazer um regristro das matérias e reportagens atuais sobre violações dos direitos humanos e estará à disposição para consulta no site.

O objetivo principal da Comissão é investigar as violações dos direitos humanos praticados por agentes do Estado contra os profissionais e trabalhadores da saúde, no período da Ditadura Militar (1964-1985). Além do registro histórico, a Comissão visa fortalecer as lutas nacionais dos direitos humanos atuais, buscando dar visibilidade às perseguições que acontecem ainda hoje.

Representantes da Abrasco, Cebes, Fiocruz (ICICT e ENSP) e interessados em participar do projeto estiveram no encontro, que aconteceu durante todo o dia 13/11, no Auditório do Instituto de Medicina Social da UERJ, como atividade do minicongresso do VI CBCSHS.