Últimas atividades do Congresso

11 votos

Por cinco dias, a Uerj foi um grande espaço de circulação e diálogo entre saberes e práticas no campo da Saúde Coletiva. O VI CBCSHS promoveu debates sobre diversos aspectos do no campo das ciências humanas e sociais em saúde. Confira abaixo algumas das atividades ocorridas no último dia de evento (17 de novembro).

Palestra sobre deficiência e teoria corpórea da justiça

z-francisco.jpgO professor da Uerj, Francisco Javier Guerrero Ortega, ministro a palestra Deficiência como Desafio para uma Teoria Corpórea da Justiça,  na Sala Maracanã, 7º andar/bloco F. Durante sua apresentação, Francisco Ortega falou sobre os estudos das deficiências e da teoria corpórea da justiça. Para ele, é um a deficiência é um tema singular e que precisa de atenção.“A deficiência não é apenas um problema médico. Ela também é um problema social e político. Existem dois tipos de deficiência, aquela em que a pessoa tem o problema físico ou que tem uma deficiência cognitiva. Para os deficientes físicos tem como diminuir as barreiras e dar acesso. Tem como eles serem autônomos. A gente não tem que ter pena, a gente tem que ter direitos. Se os direitos deles forem respeitados, a diferenças diminuem. Mas os deficientes cognitivos não vão poder atingir a isso. Por isso temos que valorizar a tutela e o cuidado”.

GT Humanização da Saúde

gt-gustavo.jpgGustavo Nunes, pesquisador do Lappis, coordenou o GT23 Humanização da Saúde – Desafios teóricos-metodológicos para a humanização da pesquisa em saúde. Os trabalhos apresentados tinham como propósito colocarem foco a problematização das dimensões participativa, interventiva, formativa e avaliativa dos objetos e processos investigativos em saúde, em especial, no campo da humanização da atenção e da gestão em saúde.

 

GT Regionalização e Participação Social

gt-ana_e_gabriel.jpgA pesquisadora do Lappis, Ana Auler Preres, apresentou o trabalho Apoio Regional no Estado do Rio de Janeiro: um relato de uma experiência, no GT35 Regionalização e Participação Social: Diferentes Atores. O trabalho relatou o projeto Apoiadores Regionais (PAR/RJ), criado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro em parceria com o Lappis. Com objetivo de promover apoio institucional regionalizado aos gestores municiais de saúde do Estado do Rio de Janeiro, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema único de Saúde, o projeto nasceu de uma necessidade de fortalecimento e promoção do desenvolvimento gerencial das secretarias municipais de saúde.