Homenagens marcam o fim do IV CBCSHS

11 votos

cerimonia_de_encerramento.jpgA solenidade de encerramento do VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde aconteceu na Capela Ecumênica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no dia 17 de novembro. Em cinco dias de evento, cerca de 1060 participantes estiveram presentes nas mesas redondas, nas palestras, nos grupos de trabalho e nos grandes debates.

y-hesio.jpgO início da cerimônia foi marcado pelas homenagens póstumas de Cecília Donnangelo (1940–1983), Juan César Garcia (1932-1984) e Ricardo Bruno Mendes Gonçalves (1947-1996). Em seguida, Roseni Pinheiro agraciou Hésio Cordeiro, Maria Cecília Minayo, Madel Luz, Maria Andrea Loyola e Ana Maria Canesqui  pelo trabalho desenvolvido, com a Abrasco, no campo da saúde coletiva.

y-leny.jpgApós as homenagens, a antiga coordenadora da Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da Abrasco, Leny Trad, agradeceu a contribuição de todos com o VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, se despediu da função na Comissão e apresentou os seus sucessores. Tatiana Gerhardt (UFRGS) será a nova coordenadora e terá como suplentes Luís Eduardo Batista (SES/SP), Reni Aparecida Barsaglini (UFMT) e Maria Helena Mendonça (Fiocruz).

y-kenn.jpgEm seguida, foi a vez do presidente da Comissão Organizadora Nacional do VI CBCSHS, Kenneth Camargo, discursar. Em referencia aos homenageados, disse que deve ser uma honra ser agraciado, mas homenagear ícones dá mais prazer ainda. Kenneth também informou dados do Congresso, 2416 pessoas submeteram trabalhos para apresentação no VI Congresso, sendo que desses 516 foram recusados, 468 foram avaliados como aptos para apresentação e 303 para publicação. “Embora sejam números pequenos, alcançamos diversos lugares que não haviam ainda submetido trabalhos nos Congressos. Devido algumas dificuldades, a gente não consegue cumprir todo plano diretor, mas a gente consegue fazer que ele funcione”.

y-roseni.jpgRoseni Pinheiro, líder do Lappis e vice-presidente da Comissão Organizadora Nacional do VI CBCSHS, agradeceu ao reitor da Uerj, Ricardo Vieiralves de Castro, por ter disponibilizado o espaço para a realização do evento. Ela falou também da importância da Comissão Organizadora Local ter ajudado no desenvolvimento do Congresso. “Diante de todo esforço, de trabalhar arduamente, de desenvolver o Projeto Perfil e o Projeto Memória, foi possível  preservar a memória da atividade.”

Finalizando a cerimônia, o presidente da Abrasco, Luís Eugênio, falou do sucesso do evento e informou que três moções de apoio foram assinada pelos participantes do Congresso, são elas: a Moção em Defesa da Vida e da saúde contra o Agro (Negócio)Tóxico e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que solicita a revogação da lei 12.813/13, do decreto 8.113/13 e da Portaria 1.109; a Moção de Apoio à Carreira Única para Sanitaristas; e a Moção de Apoio à Aprovação do Marco Civil da Internet, afirmando conceito de neutralidade de rede, liberdade e privacidade.

luis-eugenio.jpgAinda em seu discurso, Luís Eugênio falou sobre apoio para a realização de eventos, autonomia e independência. “Existem muitos gastos para a realização de pesquisas e de atividades. É tudo muito elevado. Mas nós estamos buscando formas de sustentar esse trabalho com as nossas próprias pernas, para garantir nossa autonomia política. Nós temos conseguido realizar nossos Congressos sem apoio do setor privado. Muitas empresas procuraram a gente para patrocinar nossos eventos. Nós agradecemos, mas negamos todas. Estamos sempre em busca da nossa independência.”

Conheça Abaixo os homenageados do VI CBCSHS, clicando aqui.