1ª Oficina Integrada da Vigilância do Óbito do Estado de Rondônia e Outros Informes
Bom dia Nobres Colegas.
Para compartilhar os eventos. Entre os dias 26 a 29 de Novembro/2013, acontece a 1ª. Oficina Integrada da Vigilância do Óbito do Estado de RO. Realizado por MS/Coordenação Nacional SVS e SES-RO/Coordenação Estadual da Vigilância do Óbito com a participação do DSEI Porto Velho e Vilhena/RO e demais Municípios de RO, para discutir estratégias sobre as Investigações e conclusões de Óbitos Materno/MIF, Fetal e Infantil; sobre Sistema de Informação sobre a mortalidade entre outros assuntos cujo objetivo é a redução dos óbitos evitáveis.
Vejo a importância da Oficina logo após o Encontro Realizado pela SESAI/MS também sobre Vigilância de Óbitos Materno, Fetal e Infantil, pois vai possibilitar a implantação do GT de Investigação de óbito do DSEI Porto Velho/RO, com a fundamentação téorica e prática necessárias para o conhecimentos dos componentes membros do GT. Além de ir de encontro com o Plano de Ação sobre VO do DSEI, inicialmente construído durante o Encontro sobre VO realizado pela SESAI/MS.
Dia 29 de novembro/2013, o DSEI Porto Velho/RO juntamente com o Controle Social, Apoiadora e Chefe de Pólo de HUmaitá/AM, participará de uma Reunião extraordinária convocada pelo Conselheiro Efetivo do Conselho Municipal de Saúde de Humaitá/AM, Sr. Aurélio Tenharin, cuja pauta é a Integração da Atenção Básica Indígena e complemento nas ações de média complexidade; Inscrição dos estabelecimentos de saúde indígenas no CNES de acordo com a Portaria nº. 475/2008, Apresentação das características do DSEI e demais assuntos pertinentes a saúde indígena daquela localidade. O convite foi estendido ao Gestor do Município de Porto Velho/RO, que acolhe os indígenas de Humaita/AM em média complexidade e complemento da AB. Além do Gestor de Saúde de Humaitá/AM e demais conselheiros do CMS de Humaitá/AM.
Entre os dias 03 e 04 de Dezembro/2013, no município de São Francisco do Guaporé/RO, haverá a II Etapa das Oficinas Regionalizadas, Regiões de Saúde de Ji-Paraná e Rolim de Moura/RO, para discutir sobre a construção do COAP/2014-2015.
Dia 05 de Dezembro/2013, ainda no Município de São Francisco do Guaporé/RO, haverá as CIR de Ji-Paraná e Rolim de Moura, para apreciar os encaminhamentos oriundos da Oficina Regionalizada. O DSEI Porto Velho/RO participará com as representações dos Chefes de Pólos de Ji-paraná, Jarú e Alta-Floresta, além da presença da Apoiadora.
Diante do exposto, esperamos contribuir com a integração da Saúde Indígena no SUS.
Att.,
Leide Macêdo
DSEI Porto Velho/RO