SAÚDE, CIDADANIA E MANHÃ DE SOL NA USF PANATIS

16 votos

 

dscn8188_1_1600x1200.jpg

 

Numa manhã ensolarada de sexta feira os alunos da disciplina Saúde e Cidadania (SACI), junto com os profissionais da Unidade de Saúde da Família de Panatis e o Núcleo Assistencial Pró-Idoso (NAPI), promoveram uma ação de saúde e cidadania para a comunidade do Panatis. Essa ação foi o resultado de encontros e visitas ocorridos no mês de novembro.

 

imagem_1_post.jpg

 

A organização do evento ficou por conta dos alunos da disciplina SACI dos cursos (odontologia, fonoaudiologia, fisioterapia, serviço social, psicologia, enfermagem, nutrição, medicina, gestão pública, entre outros) sob a coordenação do professor Diego de Sousa Dantas.

Foram desenvolvidas ações de prevenção, orientação, estética e lazer. As orientações sobre cuidados com hipertensão, diabetes e qualidade de vida, foram feitas em uma tenda montada a sombra das arvores no pátio da unidade, os alunos falaram da importância e os cuidados com alimentação e a tomada da medicação correta, junto a esses cuidados desenvolver atividades físicas.

Das atividades realizadas tivemos verificação de pressão, o IMC, o teste glicêmico, atividade física e cuidados estéticos.

Como atividade física foi desenvolvida a prática integrativa Thai Chi Chuan, pelo Grupo de Apoio Vida e Alegria (GAVA), que desenvolve suas atividades na Unidade de Saúde, nas terças e quintas-feiras sob a orientação da agente comunitária de saúde Luna Mar.

 

imagem_2_post.jpg

O NAPI que é uma organização da comunidade, que desenvolve atividades ocupacionais, educacionais, recreativas e religiosas junto aos idosos do Panatis também esteve presente no evento.

Os trabalhadores e voluntários da comunidade também deram sua contribuição, promovendo cuidados para as mulheres presentes no evento, como corte e escova de cabelo, maquiagem, limpeza de pele e manicure, tudo isso foi desenvolvido com muito carinho, alegria e a certeza que teremos muitas outras manhãs de sol e cidadania para realizar no Panatis.

 

imagem_3_post.jpg