REUNIÃO DA INCUBADORA NA ARGENTINA

10 votos

pablo.jpgDurante a X Jornadas Nacionais de Debate de Interdisciplinaridade em Saúde e População, no dia 26 de novembro, aconteceu a 1º Reunião da Incubadora de Integralidade em Saúde de Buenos Aires, no Instituto de Zoonosis Luis Pasteur. O encontro teve a participação de pesquisadores e agentes do campo da medicina social e saúde coletiva do Brasil e da Argentina.

Na primeira parte, Pablo Francisco Di Leo (foto), da Universidade de Buenos Aires, expôs os conceitos modernos de integralidade em saúde, e Roseni Pinheiro, líder do Lappis/IMS/Uerj, apresentou a proposta e a experiência das incubadoras no Brasil. Em seguida, as a equipe de serviços e de pesquisa em Saúde doInstituto de Investigaciones Gino Germani/UBA, do Hospital Sommer e da Universidade Nacional de La Matanza contaram as experiências de intervenção e pesquisa em prevenção, promoção e integralidade em saúde na Argentina. Ao termino das apresentações, os participantes debateram onde essas experiências têm traços de integralidade e como elas podem seguir no caminho do cuidada em saúde.

Estiveram também presentes na 1ª Reunião da Incubadora de Integralidade em Saúde de Buenos Aires, a equipe do RIEPS, do Centro José Ingenieros e do Programa HIV/Aids da província de San Martín.

reuniaoincubadora2.jpgIncubadora em Buenos Aires

O grupo ainda discutiu propostas de atividades para consolidar o espaço da Incubadora de Buenos Aires. Na ocasião, foi criada uma rede de intercâmbio de experiência e pesquisa no campo da Integralidade em Saúde entre o Brasil e Argentina e, também, foram organizadas as primeiras atividades a serem desenvolvidas pela rede. Em 2014, a XI Jornadas Nacionais de Debate de Interdisciplinaridade em Saúde e População e o XIV Seminário de Integralidade em Saúde acontecerão simultaneamente, entre 13 e 17 de outubro, em Buenos Aires e em Porto Alegre.

“Cultura do Cuidado e o Cuidado na Cultura: dilemas, desafios e avanços para efetivação da integralidade em saúde no MERCOSUL” será o tema dos dois eventos. As atividades contarão com mesas redondas, ágora, reuniões técnicos-científicas e mini-cursos que promoverão circulação de saberes e práticas sobre, entre tantos outros assuntos, integralidade nas práticas de SAE; direito à saúde; itinerários terapêuticos; atenção primária; e comunicação, saúde e sociedade.

reuniaoincubadora.jpgBiblioteca Virtual em Saúde

A BVS Integralidade em Saúde também foi pauta na1º Reunião da Incubadora de Integralidade em Saúde de Buenos Aires. No encontro, foi iniciado o acordo para que a Universidade de Buenos Aires,através do Instituto de Investigaciones Gino Germani, passe a compor os comitês Consultivo e Executivo da biblioteca virtual.