Ação Multiprofissional Educativa: Plantando Conhecimento em Prol da Comunidade

11 votos

INTRODUÇÃO

O relato a seguir trata-se de um Projeto de Intervenção desenvolvido pelos internos do 9º período do Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Diogo Maciel, Matheus Oliveira e Rafael Franco,  na área adscrita da Unidade Básica de Saúde de Vila São José no Municipio de Macaíba/RN. O mesmo foi realizado sob preceptoria do médico Dr. Jailton Barbosa e a Enfermeira Maria Gracimani Trindade, membros da equipe da UBS local e sob coordenação da professora Dra Ana Tânia Lopes Sampaio e tutoria da Professora Vilani Nunes, professora doutora adjunta do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN, com o apoio da Secretaria de Saúde e Prefeitura Municipal de Macaíba.
Trata-se de uma ação multiprofissional transversal de promoção a saúde na comunidade de Vila São José, com orientações quanto as medidas de prevenção de agravos relacionados as DSTs e gestação, cujo público alvo foram as gestantes e a livre demanda local.

JUSTIFICATIVA

Optamos pelo tema das doenças sexualmente transmissiveis (DST's), em especial a infecção pelo HIV (virus da imunodeficiencia humana), pela ampla distribuição mundial, sobretudo no Municipio de Macaiba, em que foi possivel detectar no Sistema de Informações 122 pacientes infectados pelo HIV, sendo 12 so em nossa área e 56 em uso de Terapia antiretroviral.(1).

METODOLOGIA

Dividimos nossa ação em dois dias. No primeiro dia, 21/08/13, intitulado de GestAÇÃO, desenvolvemos exposições dialogadas e vídeos sobre aleitamento materno, nutrição e sobre a gestação, sempre num clima descontraído, com interação com a plateia e distribuição de panfletos educativos. Realizamos ainda testes rápidos para HIV.

convite.jpg

Figura1: Convite para a ação gestAÇÃO

 

comunicacao.jpg

Figura2: Setor da Comunicação Social dando apoio à ação

com divulgação em sítio eletrônico e Carro de som.

 

1_acolhimento.jpg

Figura3: Acolhimento Humanescente realizado nos dois dias de ação

No segundo dia, realizamos inicialmente uma dinâmica para evidenciar o quanto não podemos julgar pela aparência para saber quem é portador ou não de alguma doença sexualmente transmissível (DST). Seguimos então com uma palestra sobre as DSTs, com ênfase na Sífilis e infecção pelo HIV, vídeos sobre o preconceito aos portadores de HIV, realização de testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C e distribuição de preservativos e panfletos educativos.
    Em ambos os dias, os participantes eram recepcionados com música e palavras de boas vindas.

2_camisinhas.jpg

Figura4: AME (Ação Multiprofissional Educativa)

 

teste_rapido.jpg

 

 

 

 

 

 

 

Figura 4: Enfermeira Gracimani Realizando os testes rápidos

 

multimidia_e_flip_chart.jpg

Figura5: Aparato Multimidia e Flip Chart enriquecendo as exposições dialogadas

 

RESULTADOS E CONCLUSÕES

 

Obtivemos a participação de 28 gestantes no primeiro dia e de 30 moradores no segundo dia, totalizando 58 pessoas. Distribuímos 450 preservativos masculinos e 50 femininos. Realizamos 49 testes rápidos para HIV, 23 para sífilis, 23 para hepatite B e 23 para hepatite C.     Embora os resultados em dados objetivos tenham superado nossas metas iniciais, os resultados subjetivos foram os mais animadores. Os participantes interagiram em todos os momentos  e relataram profunda satisfação com a atividade, sugerindo que ocorresse em mais ocasiões. Relatamos também que a atividade para nós, idealizadores do projeto, foi extremamente gratificante, ao compartilhar nossos conhecimentos enxergamos a real possibilidade de promover saúde na vida dos menos favorecidos e aprender também com os mesmos.

Sem dúvida, a despeito de ter sido uma ação transversal, as experiências adquiridas serão carreadas ao longo da existência. A longitudinalidade do cuidado permanecerá na comunidade, afinal o vínculo forte e perene é mantido  através dos grandes profissionais que ali ensejam o cuidado humanescente.

Referências:

1. Centro de Saúde Luis Antônio Fonseca Santos; Secretaria Estadual de Saúde