NELSON MANDELA – ELE CONTINUARÁ VIVO EM NOSSAS VIDAS
Ele deixou para a humanidade o exemplo do que podemos fazer com o melhor que temos buscou a unidade na diversidade de raça, etnia, atraiu ao ponto mais próximo as soluções de uma nação dividida pela cor da pele.
Condenado a prisão perpetua o tempo trabalhou em seu coração um sentimento diferenciado e ao cumprir 27 anos de detenção com o apoio internacional foi libertado, mas os anos na prisão favoreceu Mandela pensar e repensar sua nação deixando brotar o perdão para a sua reconstrução unindo negros e brancos.
Com base em algo incondicional – o amor, o perdão evitou a vingança por parte dos negros, Mandela implantou no povo africano a mudança, a esperança. Agradecemos a sua luta, a sua história, a produção, ao seu ensino no século XX e XXI. Um líder verdadeiro com o dom e a visão do que fazer, de como plantar em terras difíceis colhendo bons frutos. Aprendeu utilizar a arma correta – amor, zelar, cuidar, perdoar, trazer a paz e a unidade… com o sorriso para abrir caminho.
Sentimos pela passagem de Mandela, mas feliz com o legado que ele deixou que serve de base para continuarmos lutando por nossos sonhos e por dias melhores. Mandela de etnia Xhosa, recebeu alguns nomes(1) significativos em que podemos refletir sua atuação:
1 – Rolihlahla
Quando nasceu foi chamado Rolihlahla Mandela pelo pai (Nkosi Mphakanyiswa Gadla Henry). Em Xhosa, Rolihlahla significa que traz problemas.
2 – Nelson
O nome Nelson foi-lhe atribuído na Escola Primária. De acordo com a Fundação Nelson Mandela foi-lhe dado pela professora no primeiro dia de aulas em Qunu, e não se sabe de alguma razão especial, apenas que era um nome muito popular na altura.
3 – Madiba
Madiba é o nome do clã Thembu a que Mandela pertence. Foi também o nome de um chefe Thembu no século XIX. Chamar Madiba a Mandela é sinal de carinho e respeito.
4 – Tata
Em Xhosa significa pai da democracia na África do Sul, Mandela é carinhosamente tratato por Tata Pai
5 – Khulu
Em Xhosa, Khulu é uma abreviatura de uBawomkhulu, que significa avô e também o grande e supremo. É mais uma forma carinhosa de se referirem a Mandela.
6 – Dalibhunga
Mandela aos 16 anos passou pela cerimônia tradicional Xhosa passagem para a vida adulta ocasião em que recebeu o nome de Dalibhunga que significa criador ou fundador da conciliação, do diálogo. O cumprimento deve ser precedido por Aaah!, Aaah! Dalibhunga.
Como afrodescendente digo: OBRIGADO AAAH!, AAAH! DALIBHUNGA
Vamos continuar a luta atraves do seu olhar
(1) Fotos e origem dos 6 nomes aqui citados- google.com.br
Por Silvia Leite - Assistente Social
Temos todos os elementos para caminhar em direção aos nossos sonhos individuais e coletivos. Temos exemplos de líderes que fizeram a diferença onde não havia esperança. A PNH objetiva contribuir com as mudanças em um cenário que depende inclusivamente de nós sem medo mas com coragem para prosseguir. Reclamamos pelo tempo que lutamos e somos livre de ir e vir. Os 27 anos de Mandela na prisão foram essenciais para mudança de ideias para reconstrução de uma Nação.